Barra de Ibiraquera já tem bituqueiras

Ação tem o objetivo de conscientizar os visitantes sobre a importância de manter a praia limpa, especialmente livre das bitucas de cigarro

Uma das coisas boas do verão é poder aproveitar a beleza e o frescor da praia. O problema é que algumas pessoas acabam deixando os rejeitos na faixa de areia, especialmente bitucas de cigarro, o que polui e contamina o meio ambiente e, consequentemente, traz riscos à saúde dos animais, plantas e pessoas que frequentam o local. Com o objetivo de minimizar este problema o Núcleo de Turismo da Barra de Ibiraquera e Região da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM, instalou seis bituqueiras na orla da praia e da barra, nos locais de maior concentração de pessoas.

De acordo com o coordenador do núcleo o lixo na praia é uma das maiores preocupaçõesdo grupo de empresários. “Nosso objetivo é manter a praia limpa, pois se ela estiver cheia de lixo não será mais um paraíso, não será mais agradável trazer as crianças e pouco a pouco a natureza morre. Nos mutirões de limpeza da praia que fizemos observamos uma grande quantidade de bitucas de cigarro, o que nos deixou seriamente preocupados, devido ao alto grau de toxidade deste rejeito”, afirma Kléber Marques.


A ação foi uma colaboração entre os membros do núcleo que compartilharam os custos dos materiais, receberam doações de empresas como o Lar da Construção, e ainda colocaram a mão na massa, cortando as tábuas e canos. “Esperamos que as pessoas que venham aproveitar a praia e a lagoa despertem para a importância de não deixar lixo na praia, pois aqui todos são bem vindos e queremos que todos possam desfrutar da maravilha que é a Barra de Ibiraquera”, destaca o empresário.


A ACIM faz parte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, o maior Sistema empresarial voluntário do Estado, que une mais de 34 mil empresas de todos os setores e formatos.


* Este material pode ser reproduzido desde que citada a fonte