Aeroporto Regional já soma 30 mil passageiros

Devido ao bom resultado comercial voo aos domingos será permanente a partir de fevereiro

Mais de 30 mil passageiros, apenas nos voos da TAM, viajaram pelo Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, entre maio e dezembro de 2015, com uma média de 3,8 mil passageiros por mês. Em dezembro, esse número foi ultrapassado, atingindo 5,2 mil passageiros, o que confirmou para a TAM que o voo no domingo, que começou a ser disponibilizado no dia 20 do mês passado, foi um sucesso. Além disso, o período de festas e férias colaborou para que os voos da empresa aérea operassem quase todos os dias com 100% de lotação.

Em função desse resultado, a TAM solicitou a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que o voo de domingo, que não era disponibilizado antes de dezembro de 2015, seja retomado em fevereiro e se torne permanente. A Anac autorizou o voo, e as passagens aos domingos para fevereiro já são vendidas no site da companhia. Dessa forma, a TAM suspende o voo dominical a partir de 17 de janeiro, como programado, e retoma de forma permanente a partir de fevereiro. A novidade pode ser um indício de que em 2016 novos voos sejam iniciados e até mesmo outras companhias aéreas voltem seus olhos para o aeroporto. No mês de dezembro, o terminal começou a operar voos com instrumentos, depois de ser homologado para tal, reduzindo problemas com cancelamentos de voos. No último mês de 2015, segundo a RDL Aeroportos, que administra o local, apenas um voo foi cancelado, por falta de teto.

Dados

Conforme os dados da RDL Aeroportos, de maio a dezembro o aeroporto de Jaguaruna teve 298 pousos e decolagens, apenas dos voos da TAM. Foram transportados no período 30.886 passageiros. Não foram considerados nas estatísticas os três voos realizados em abril. Caso estes fossem somados ao total, a estimativa é de que o número total desde o começo da operação do aeroporto chegaria a 32 mil passageiros transportados.

Fonte: Jornal Diário do Sul

Foto: RDL Aeroportos