Imbituba registra segundo foco do mosquito Aedes aegypti

Segundo foco de mosquito é encontrado em Imbituba

Área de 300 metros no bairro Vila Nova Alvorada já está recebendo a vistoria de casa em casa da equipe do Programa de Combate à Dengue da Prefeitura de Imbituba

O Programa de Combate à Dengue, da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Imbituba, informa que na última sexta-feira (19) foram coletadas quatro larvas de mosquito em uma das armadilhas instaladas no bairro Vila Nova Alvorada (Divineia). Nesta terça-feira (23) a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Laguna, que analisou as amostras, confirmou que eram larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de mais de 20 doenças, entre elas a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.

Ainda na manhã desta terça a equipe do Programa de Combate à Dengue já começou o trabalho de monitoramento. “Quatro integrantes da nossa equipe já estão visitando as casas para orientar os moradores sobre como proceder para a limpeza dos terrenos, calhas, caixas d’água, vasos, entre outros. Nestas visitas, dentro de um raio de 300 metros de onde o foco foi encontrado, também estamos coletando outras amostras. Se novas larvas forem encontradas o raio amplia para mais 300 metros”, explica Rafael Mello coordenador do Programa de Combate à Dengue.

“Pedimos para que cada um faça a sua parte, o tempo está chuvoso e quente, o que é perfeito para o crescimento do mosquito, além de estarmos recebendo muitos caminhões de outras cidades. Fazemos o controle de 193 armadilhas e monitoramos estes locais semanalmente. Ano passado tivemos apenas dois focos, e agora apenas em dois meses deste ano já atingimos o mesmo número, então contamos com a colaboração de todos para erradicar o mosquito da nossa cidade”, reforça Rafael.

Denúncias podem ser feitas na Vigilância Sanitária no telefone (48) 3255-2047 ou 3255-2046.

ACIM

A Associação Empresarial de Imbituba – ACIM está fazendo parte da comissão de monitoramento das ações de combate ao mosquito junto à Prefeitura e outras entidades. A ACIM prepara uma campanha de sensibilização para os empresários sobre a importância da limpeza adequada dos ambientes e recipientes que podem ser criadouros do mosquito.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias