Setor de turismo tem crescimento


Foto: Claudio Lima

Foto Claudio Lima

Dados do IBGE divulgados no dia 17/02 apontam que o setor do Turismo registrou crescimento de 3% em receitas no ano de 2015 em Santa Catarina. Esse resultado para o Brasil foi de 1,1%. Esses dados vem ao encontro de um levantamento que a Federação das Associações Empresariais de SC, Facisc, acabou de realizar para identificar o potencial do setor dentro do Sistema FACISC.

O levantamento contou com a participação de 111 das 146 Associações ligadas ao Sistema. Destas, 29 informaram que possuem diretoria de turismo, oito possuem Núcleos empresariais do setor, outras oito possuem núcleos relacionados ao segmento e seis possuem grupos de estudo do tema.

Com relação aos associados das entidades, foram identificadas empresas do segmento de hospedagem, agências de turismo, agências de viagem, guia de turismo e gastronomia, sendo que a maior parte está ligada ao turismo de eventos e gastronômico.

Sobre a participação das ACIs em ações do setor, 43 participam de Conselhos Municipais de Turismo e 40 de outros órgãos relacionados.

De acordo com a vice-presidente de Turismo da Facisc, Magda Bez, o objetivo é, a partir do levantamento, estruturar e planejar ações para promover a atuação das entidades e o desenvolvimento do setor. “Nosso objetivo é desenvolver ainda mais este setor que é tão relevante para a economia catarinense. Para isso buscaremos, por exemplo, a participação da FACISC no Conselho Estadual de Turismo; criaremos um Fórum de Turismo, faremos articulação política, capacitações e articulação de projetos de turismo envolvendo sustentabilidade e inovação para o Sistema”, destacou a diretora.

Na avaliação da FACISC, o resultado da pesquisa da IBGE, contribui significativamente para a economia do Estado. “Num cenário econômico de crise em todas as atividades, o setor do Turismo pode ser uma válvula de escape e de retenção de recursos, emprego e renda”, declara Magda.