Conselho discute Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica em Imbituba

ACIM participou do debate. O Plano deve apontar ações prioritárias e áreas para conservação e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, com base em um mapeamento dos remanescentes do município

O Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Imbituba – Comdema realizou uma reunião de apresentação e discussão sobre a criação e implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica com base na Lei Federal nº 11.428/2006, a Lei da Mata Atlântica. A apresentação foi feita em parceria entre a representante da ONG Ecosurf, Amanda Suita de Moraes, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável – Sedes da Prefeitura de Imbituba.

O secretário Antônio Clésio Costa, e também presidente do conselho, acredita que este projeto é mais um avanço nas políticas públicas de meio ambiente e espera concluir o Plano Municipal de Conservação de Recuperação da Mata Atlântica juntamente com o grupo de trabalho que já foi criado até o final deste ano. “Com a elaboração e aprovação o município será beneficiado com recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica para implementação de projetos que envolvam conservação de remanescentes de vegetação nativa, pesquisa científica ou áreas a serem restauradas”, afirma.

O plano deverá apontar ações prioritárias e áreas para conservação e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, com base em um mapeamento dos remanescentes do município. Deverá, igualmente, ser capaz de fornecer os subsídios ambientais a programas de ação, no âmbito dos Planos Municipais correlatos, tais como o Plano Diretor Municipal, Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Bacia Hidrográfica.

ACIM participa do debate

De acordo com o diretor de assuntos de meio ambiente da ACIM, Joaquim Guarache Leonardo, que é o representante da entidade no conselho, é importante integrar o grupo porque junto às colunas Econômica e Social, o Meio Ambiente forma o tripé de sustentação, presente e futuro, dos empreendimentos saudáveis e justos de Imbituba. “O Comdema é a representação da comunidade de Imbituba, no trato da coisa pública relacionada ao Meio Ambiente, e a ACIM como representante do componente empresarial desta comunidade sente-se obrigada e gratificada por fazer parte deste Conselho”, destaca.

Sobre o Plano a ser desenvolvido ele afirma que terá não só o olhar do empresariado local mas, através da representação da ACIM, terá também o pensar e o operar pois, os empresários de Imbituba participarão, de forma protagonista, com olhos, cabeça e braços, na construção deste Plano, para o benefício dos cidadãos de Imbituba. “Não só para o atendimento de seus problemas atuais, mas, também, para um perene desenvolvimento ambiental, econômico e social do município”, frisa.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias

Faça parte desta entidade e tenha acesso às melhores soluções para sua empresa.

Venha fazer parte da ACIM:

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

Rua Nereu Ramos, 815 - Sala 201/A

Centro - Imbituba / Santa Catarina

Telefone: +55 (48) 3255-1415

 

Email: atendimento@acimimbituba.org

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp

​© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

Agência Onde - Tubarão/SC