top of page

Empresários irão participar da construção do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca

Tema foi discutido na reunião plenária da regional sul da Facisc em Imbituba. A cidade ainda vai sediar em abril a assembleia estadual da mulher empresária e, em agosto, dos jovens empreendedores de Santa Catarina

Imbituba sediou na noite desta segunda-feira (7) a reunião plenária da Regional Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc. A Associação Empresarial de Imbituba – ACIM foi a anfitriã dos mais de 30 empresários que vieram discutir temas importantes como a Ferrovia Litorânea, o planejamento estratégico e as manifestações do dia 13. O encontro contou com uma apresentação da APA da Baleia Franca.

Gerida pelo Instituto Chico Mendes, APA da Baleia-Franca é uma autarquia federal e está

criando o plano de manejo do território. “O plano de manejo é o documento mais importante da área de preservação do território junto à Lei Orgânica, define a missão, a visão, os principais conflitos e atores envolvidos, como se dará o zoneamento e as normativas de uso e qual planejamento será executado no curto, médio e longo prazos. Estamos buscando junto ao Porto, via compensação ambiental da dragagem, a contratação de especialistas para a construção dos mapas de conflitos. A partir daí todos serão convidados para discutir os temas e fazer o plano de manejo. A expectativa é ter até o meio do ano que vem uma primeira proposta do plano de manejo”, projeta Cecil de Barros Filho, chefe da APA.


O vice-presidente da regional sul, Carlos Becker Fornazza, destacou que os empresários estão dispostos a participar do processo e da discussão. “Algumas associações têm representantes no Conselho da APA e estamos prontos para colaborar nesta construção. O importante é que ficou claro que este é um trabalho coletivo e a APA pode contar com a parceria das entidades para definir o tipo de desenvolvimento que queremos”, afirma.

O presidente da ACIM, Jaime Pacheco Alves, agradeceu a presença de todos os presidentes da regional e deu ciência sobre o andamento de uma moção apresentada há dois anos, em relação ao acesso ao Porto de Imbituba. “Estou acompanhando de perto. O projeto está pronto e para evitar o atraso do período eleitoral devemos ter o início da obra de recapeamento da via até junho”. Sobre a Ferrovia Litorânea o empresário deu ciência que pediu ao DNIT um documento com todas as informações para que os empresários possam ter um embasamento aprofundado.

O consultor regional apresentou a todos o planejamento estratégico e o grupo ainda discutiu o apoio às manifestações do dia 13, ficando cada entidade responsável por comunicar seus associados do posicionamento da federação e da associação.

Espaço CEME

A vice-presidente regional do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) Sarah Medade, destacou a realização da AGO do Ceme em Imbituba no dia 18 de abril. O encontro deve reunir mais de cem mulheres empresárias. Pediu ainda o apoio das associações para incentivar as mulheres a participarem deste dia. “Busco uma aproximação com cada núcleo da região, pois com a aproximação do conselho os núcleos se fortalecem, somos quase mil associadas e já somos o maior órgão nacional de mulheres empresárias, o que nos permitiu conquistar a construção do Conselho Nacional”

Espaço Cejesc

A vice-presidente regional do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor, Carolina Winkler, apresentou o trabalho de integração que está sendo realizado entre os jovens e as diretorias do sul, que tem enriquecido o relacionamento e sido exemplo no restante do estado. Também convidou os presidentes para apoiarem os núcleos jovens na realização do Feirão do Imposto dia 21 de maio, fazendo a conscientização a respeito da alta carga tributária. Destaque para a AGO do Cejesc que será em Imbituba no mês de agosto.

Destaques
Arquivo
bottom of page