top of page

Encantos do Sul debate cadastro de empresas, novas rotas e classificação dos municípios

Novo portal do roteiro turístico também foi apresentado. O novo endereço é www.encantosdosul.org e tem o objetivo de mostrar todos os atrativos da região para os visitantes

A Instância de Governança Encantos do Sul realizou uma reunião na última segunda-feira (14) para discutir temas importantes para as cidades que fazem parte do grupo. Um dos primeiros assuntos da pauta foi a apresentação do novo site, que traz informações de todos os municípios, o que cada um tem de melhor e como entrar em contato para mais informações. Outro tema importante foi a urgência de todas as empresas ligadas ao trade ingressarem no Cadastur.

O Cadastur é um sistema de cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo - MTur em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação. O cadastro é gratuito e obrigatório para promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. De acordo com o presidente da instância, Adilson Silvestre, quem não tiver o cadastro não terá acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais. “Também permite participar de eventos e feiras do MTur e da Embratur, além de programas de qualificação promovidos pelo governo, além de tornar-se fonte de consulta no mercado turístico brasileiro”, explica Adilson.

Para fazer o cadastro basta entrar no site www.cadastur.turismo.gov.br e seguir as instruções. Em seguida será necessário encaminhar os documentos (pessoalmente ou via Correios) à Coordenação Regional do Cadastur de Santa Catarina, que funciona na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em Florianópolis. Informações adicionais podem ser obtidas no e-mail cadastur@sol.sc.gov.br ou nos telefones (48) 3665-7493 ou 7422, das 13h às 19h em dias de semana.

Categorização das regiões turísticas está sendo feita pelo Estado

A categorização é um instrumento para identificação do desempenho da economia e do turismo dos municípios inseridos nas regiões. O objetivo é categorizar os municípios inseridos no mapa, instituído a partir do programa do governo Federal. Hoje o mapa conta com 303 regiões turísticas e 3.345 municípios. Atualmente o agrupamento categorizado do mapa classifica os municípios de A a E. No estado temos apenas três municípios na categoria A, sendo eles Balneário Camboriú, Bombinhas e Florianópolis. A maioria dos municípios hoje está na categoria C.

Para essa nova atualização a metodologia irá contar com dados ligados ao número de empregos formais, número de estabelecimentos, estimativa de fluxo turístico a partir da demanda doméstica e internacional. Para esse novo mapa foi sugerido que cada município faça uma reflexão sobre as ofertas e em qual oferta cada município se classifica. As opções são: oferta principal, oferta complementar e oferta ao apoio ao turismo. O prazo para os municípios entregarem essa documentação preenchida e assinada até o dia 18 de março para instância Encantos do Sul, na cidade de Imbituba.

Destaques
Arquivo

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

CNPJ: 80.987.837/0001-05

Rua Quintino Bocaiúva, 180 - Sala 4 - Edifício Gran Villagio

Centro | Imbituba | Santa Catarina | Brasil

​© 2024 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por ACIM

LOGO ACIM ALTA.png
bottom of page