Imbituba terá Feirão do Imposto dia 21 de maio
Você sabia que quase 27% do preço do frango são impostos? Ação nacional é realizada no município pelo núcleo ACIM Jovem. Tema de 2016 é “Bumerangue do Imposto, o único que vai e não volta”
O Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Jovem participa da mobilização nacional Feirão do Imposto, uma ação capitaneada pelos jovens empreendedores do Brasil, ligados a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE). O Feirão do Imposto informa a população, de forma transparente, sobre a carga tributária incidente sobre serviços e bens de consumo no país.
No dia 21 de maio, sábado, os jovens estarão no centro da cidade expondo alguns produtos com os preços que custam com impostos e qual valor teriam sem o tributo. Ao final do dia alguns deles serão vendidos sem impostos. A ação contará com o apoio do Observatório Social de Imbituba e ambos estarão orientando os cidadãos sobre a importância de todos estarem conscientes da alta carga tributária incidente sobre os produtos mais básicos.
“O Feirão deste ano acontecerá em um momento em que toda a atenção da sociedade está voltada à administração pública. Temos o compromisso de trabalhar na conscientização da comunidade quanto à alta carga tributária e o baixo retorno à sociedade. Convidamos outros movimentos interessados nesta causa a participarem conosco, bem como empresas interessadas em apoiar a atividade através da doação de produtos para serem vendidos sem impostos ”, explica Antônio Guimarães, coordenador.
Sobre o Feirão do Imposto
É um evento que acontece desde 2003 e surgiu na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), a partir daí se tornou uma ação nacional, que resultou na conquista da aprovação da Lei Federal n.º 12.741, de agosto de 2012 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminação dos tributos nas notas e cupons fiscais. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente.
Atualmente capitaneada pela Confederação Nacional do Jovem Empresário, o Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação e mais de 100 cidades do Brasil. Neste ano de 2016, além de abordar a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, o Feirão do Imposto tratará sobre aplicação dos recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno destes tributos em prol da população. Tem o apoio do Movimento Brasil Eficiente e da Confederação das Associações Empresariais do Brasil.
Carga tributária
O movimento nacional do Feirão do Imposto também apoia a simplificação do Sistema Tributário Nacional, porque o Brasil possui mais de 50 tipos de tributos diferentes que dificultam a vida do cidadão. Um levantamento recente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IPBT) mostra a quantidade de impostos em vários produtos e serviços essenciais na vida dos brasileiros.
Confira a relação:
Gasolina - 56,09% - Combustível
Cerveja (lata e garrafa) - 55,60% - Bebida
Moto (até 125 cc) - 52,54% - Veículo
Casa Popular - 48,30% - Imóvel
Refrigerante - 46,47 % Bebida
Conta de luz - 48,28% - Serviço Público
Conta de telefone - 48,28% - Serviço
Ração (gato e cão) - 41,26% - Alimento industrializado
Chocolate - 38,60 % - Alimento industrializado
Peixe - 34,48% - Alimento
Gás de Cozinha - 34,04 %Combustível
Frango - 26,80% - Alimento
Álcool combustível - % 25,86 - Combustível
Carne Bovina - 23,99% - Alimento
Ovos de galinha - 20,59% - Alimento
Leite - 18,65% - Alimento
Arroz - 17,24% - Alimento
Pão Francês - 16,86% Alimento