Apresentação do DEL reúne lideranças de Imbituba na ACIM


A Associação Empresarial de Imbituba - ACIM realizou nesta quarta-feira (10) a apresentação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local - DEL em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - Facisc, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, Sindilojas e Ordem dos Advogados do Brasil - OAB subseção Imbituba.

Com o auditório lotado de representantes de entidades e associações, imprensa e comunidade, os participantes puderam conhecer detalhes do programa. O objetivo da reunião foi verificar a aceitação dos formadores de opinião da cidade para viabilizar a implantação do programa a partir de 2017. O DEL planeja o município para um horizonte de 20 anos, pensando estrategicamente quais ações são necessárias para crescer de maneira sustentável.

De acordo com Osmar Vicentim, consultor de projetos da FACISC, quando o DEL é implantado monta-se um conselho de desenvolvimento tripartite que define, principalmente, qual a visão de futuro do município. "Decidimos onde vamos trabalhar, objetivos, montamos câmaras técnicas pra cada diretriz de desenvolvimento. Essas câmaras técnicas realizam os estudos, projetos, criam indicadores e definem metas. Depois vai para o conselho de Desenvolvimento que cria o Plano Municipal de Desenvolvimento, com ações de curto, médio e longo prazo", explica o processo.

O consultor ainda destacou que a implementação dos projetos algumas vezes é pública, mas em muitos casos não dependem de recursos públicos. "Acontece de termos três ou quatro instituições fazendo o mesmo projeto, cada um de um jeito diferente. Será que não podemos nos juntar e utilizar melhor o nosso dinheiro? É difícil, mas necessário ter diálogo, tentar não concentrar no que discordamos e sim no que temos a mesma linha de raciocínio. O mais importante é trabalharmos juntos", afirma.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias