Jovens empresários de SC representam Brasil em reunião do G20 na China

Coordenador do Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Imbituba - ACIM Jovem, que é diretor de assuntos internacionais do Cejesc, será também representante da Conaje durante a missão

Um grupo de oito jovens empresários do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc) participa de uma missão na China. Eles representam o Brasil no G20/YEA Young Entrepreneurs’ Alliance Summit, encontro que conta com empreendedores jovens dos países que compõem o G20, que têm se reunido anualmente neste Summit para debater melhores práticas em todo o mundo.

A reunião acontece entre os dias 8 e 10/9 em Pequim. Os outros dias são destinados visitas a empresas, reuniões e outros eventos empresariais. Imbituba é representada pelo coordenador do núcleo ACIM Jovem.

A missão é organizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). O Cejesc encabeçou o planejamento e organização, que conta com 15 pessoas de todo o país, sendo oito de SC. É a maior comitiva brasileira para um evento jovem empresarial internacional. O Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC - Cejesc, braço jovem da Facisc - Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, reúne cerca de 1,4 mil jovens em 66 cidades de Santa Catarina.

“É um momento riquíssimo de aprendizado, pois como o Brasil é um país relativamente novo, temos muito a aprender, e também uma chance de gerarmos novas oportunidades, tanto para quem está participando quanto para outras empresas do movimento”, explica Ricardo Fontes, presidente do Cejesc.

Participação de Imbituba

Além da participação no Summit do G20, os jovens participarão do Seminário Empresarial e Governamental de Alto Nível na China em Shanghai, promovido pelo Governo Brasileiro. Esta será a primeira agenda internacional do Presidente Michel Temer. “Este evento é para um grupo seleto e participaremos como representantes da classe empresarial catarinense”, explica Antonio Guimarães, diretor de Assuntos Internacionais do Cejesc e coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Imbituba - ACIM.

O empresário também participará de um seminário em Chongqing, organizado pelo ministro da Agricultura Blairo Maggi, que faz parte de uma missão do agronegócio brasileiro. Além disso, os jovens terão reuniões com entidades de promoção de negócios e investimentos em Hong Kong, visando abrir espaço e buscar oportunidades para o movimento jovem. "Teremos dois painéis estrategicamente importantes para Imbituba, que falam de infraestrutura portuária e logística na agricultura".

Sobre a missão

A viagem também será uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento com a Associação Jovens Empreendedores de Portugal – China (AJEPC). “Teremos inúmeras visitas técnicas durante o período, em diferentes clusters da China, e inclusive um encontro de empresas de Alto Nível do Brasil e China, com representantes do alto escalão de ambos os países”, destaca Ricardo. Uma das metas dos jovens é conquistar esse evento para o Brasil, mais especificamente para Santa Catarina.

“O objetivo principal é a participação e representação do país no Summit G20 YEA, buscando representatividade e geração de negócios. O CEJESC representará Santa Catarina. Além disso, teremos o suporte da Embaixada Brasileira em Pequim, em um evento com muito conhecimento e capacitação”, explica Antônio.

A missão conta com o apoio da Facisc, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Governo do Estado de Santa Catarina, Fecomércio, Fiesc, Sebrae/SC e Intelbras.

Na missão, os jovens pretendem:

  • Fazer um intercâmbio de metodologias sobre atuação de movimentos internacionais de jovens empreendedores, conhecendo suas estratégias de desenvolvimento das empresas;

  • Absorver conhecimento técnico sobre atuação de empresas de jovens empreendedores da China, Portugal e dos demais países integrantes do bloco G20/YEA Young Entrepreneurs’ Alliance Summit;

  • Acompanhar definições das políticas internacionais de desenvolvimento de empresas de jovens empreendedores;

  • Desenvolver parcerias com instituições internacionais de desenvolvimento e fomento de pequenos e médios negócios,

  • Conhecer abordagens de metodologias para ampliação de mercado para empresas catarinenses de jovens empreendedores que possuem perfil de importação/exportação; e

  • Realizar visitas técnicas em empresas da China que possibilitam aprendizado e metodologia de aceleração de startups.

Participam da Missão Empresarial representantes de países como Japão, Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Austrália, União Européia e Brasil. No total cerca de 400 jovens empreendedores de aproximadamente 20 países estarão mostrando sua importância e compartilhando bons exemplos e práticas no G20 YEA.

G20

O G20 foi constituído em 1999 e é composto por: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, República da Coréia, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e da União Européia (UE). O mecanismo do G20 foi criado no auge da crise financeira internacional em 2008, demonstrando a determinação dos membros do G20 por estabilizar novamente a economia mundial. O G20 tornou-se assim o principal fórum de cooperação econômica internacional.

O G20 YEA é uma rede global de jovens empresários que tem como principal foco, compartilhar as boas práticas empreendedoras, abordando temas de inovação, tecnologia, investimento e acesso a capital e educação, além de abordar políticas de fortalecimentos de iniciativas empreendedoras. A Aliança foi criada oficialmente no G20 Jovens Empresários, realizada em Toronto, Canadá, em 2010, e tem encontros regularmente para envolver os líderes do G20.

O G20 YEA é o principal fórum global de jovens empreendedores. Diversos países enviam comitivas de 20 a 30 representantes todos os anos. Já a delegação brasileira nunca conseguiu superar a marca de 6 participantes.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias

Faça parte desta entidade e tenha acesso às melhores soluções para sua empresa.

Venha fazer parte da ACIM:

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

Rua Nereu Ramos, 815 - Sala 201/A

Centro - Imbituba / Santa Catarina

Telefone: +55 (48) 3255-1415

 

Email: atendimento@acimimbituba.org

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp

​© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

Agência Onde - Tubarão/SC