top of page

ACIM apresenta propostas a candidatos a prefeito


A principal reivindicação da entidade é a implantação do DEL a partir de 2017 entre outras importantes demandas levantadas pelos associados no programa Voz Única

A implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL é o principal pedido da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM aos candidatos a prefeito de Imbituba. Após realizar uma pesquisa com os associados através do Voz Única e com os empresários que participam dos núcleos setoriais do Programa Empreender, a entidade montou documento com uma série de propostas focadas na estabilidade e desenvolvimento socioeconômico sustentável.

No DEL parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego. Os municípios são replanejados com projeção de até 20 anos à frente, com adequação das leis à análise econômica. O Programa DEL cria uma plataforma de diálogo entre parceiros públicos, setor empresarial, comunidade e atores não governamentais.

“Estas ações buscam colaborar com a próxima gestão municipal e devem impactar de forma positiva nossa cidade. Também colocamos toda a estrutura da ACIM à disposição do Governo Municipal, para que possamos trabalhar em conjunto no desenvolvimento de projetos e programas que visem o desenvolvimento do cidadão Imbitubense e de toda cadeia empresarial”, afirma o presidente da ACIM, Jaime Pacheco Alves.

Confira os pedidos dos Núcleos Empresariais da ACIM

Núcleo ACIM Jovem Empreendedor

  • Projeto Usina ACIM Jovem

Sugere a criação de um espaço cultural dentro do Museu da Usina, denominado Espaço Cultural Henrique Lage. O Espaço multiuso tem como objetivo oferecer opções de entretenimento, alimentação, atividades de esporte e lazer para a comunidade, contemplando diversos segmentos de serviços, além de uma área destinada a incubadoras, promovendo o surgimento e maturação de novos negócios, possibilitando um ambiente para pesquisa, desenvolvimento e intercâmbio entre empreendedores. O Núcleo ACIM Jovem, já dispõe, inclusive, de um Plano de Negócio, em que pode demonstrar a rentabilidade do negócio para a cidade de Imbituba.

  • Inserção da matéria “empreendedorismo” nas escolas municipais

O objetivo desse projeto é estimular a educação empreendedora dentro da rede municipal de ensino. O foco são alunos da 9ª série. A inserção desse projeto será feita por voluntários do Núcleo Jovem, que irá oferecer aos alunos visitas técnicas às empresas modelo instaladas no município de Imbituba. O Núcleo fica à disposição para realizar encontros e demais atividades que envolvam a fomentação desse projeto.

Núcleo ACIM Barra de Ibiraquera e Região

Banheiro público com a acessibilidade

A construção de um banheiro público com acessibilidade na Praia da Barra de Ibiraquera, foi uma necessidade identificada com a observação dos pedidos dos frequentadores da praia e da lagoa.

Lei dos carros na praia

Aprovação do Projeto de Lei apresentado pelo núcleo que dispõe sobre a proibição do estacionamento de veículos automotores e, permanência e circulação de animais (cães, gatos, bovinos, equinos, entre outros) nas praias e margens da Barra de Ibiraquera.

Núcleo ACIM Escritórios Contábeis

  • Cooperação com o setor contábil

Solicita o apoio das secretarias pertinentes ao trabalho dos profissionais contábeis para que possam de forma objetiva e harmônica, estreitar relacionamento do poder público e contadores permeados com espírito de cooperação e respeito, com o objetivo de promover melhorias no meio empresarial.

Núcleo ACIM Mulher

  • Instalação da Delegacia da Mulher em Imbituba

O núcleo pede apoio do poder público para criação de uma delegacia da mulher ou a criação da segunda vaga de delegado em nossa cidade, e que essa, preferencialmente, seja designada a uma autoridade mulher, para que possamos minimizar parte dos problemas existentes em nossa comunidade, considerando altos índices de violência contra as mulheres, crianças e adolescentes.

  • Mais vagas e horários em creches

Ampliar o número de vagas e estender os horários nos Centros Municipais de Educação Infantil, permitindo flexibilidade de horário de trabalho para as mães.

  • Qualificação para o mercado

Programas de apoio que visem preparar para o mercado de trabalho as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Núcleo ACIM Praia do Rosa

  • Instalação da Subprefeitura do Rosa - Criação de uma subprefeitura na Praia do Rosa, cujo objetivo é auxiliar nas demandas da comunidade local. O projeto inclusive já está pronto e inclui unidades de atendimento da Vigilância Sanitária e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Habitação.

Destaques
Arquivo
bottom of page