Projeto Mar de Letras promove expedição ecológica para alunos da rede pública de Imbituba
Na última quinta-feira (3), a SCPar Porto de Imbituba realizou a segunda expedição do projeto Mar de Letras, dedicada à construção de conhecimentos sobre o ambiente costeiro e marinho da região de Imbituba. O grupo formado por 11 estudantes da Escola Básica Municipal Deputado Joaquim Ramos visitou a trilha de Itapirubá, o Museu das Conchas e o Instituto Australis de Pesquisa e Monitoramento Ambiental.
Durante a manhã, a dinâmica "A vida no Costão Rochoso" deu início à expedição. Ao longo da trilha no morro de Itapirubá, os participantes observaram e identificaram organismos pertencentes ao ecossistema local. Em seguida, visitaram o Museu das Conchas e descobriram curiosidades a respeito do ambiente marinho, através do vasto acervo em exposição.
No período da tarde, foi a vez de conhecer o Instituto Australis, entidade civil sem fins lucrativos criada para auxiliar na manutenção das atividades do Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca – Projeto Baleia Franca. O aprendizado sobre o mamífero, que anualmente vem à região para procriar e acasalar, foi reforçado pela observação de réplicas de baleia, barbatanas, alimentos e organismos ciamídeos (piolhos-de-baleia) disponíveis no instituto.
O Projeto Mar de Letras visa fortalecer a relação Porto-Cidade e engajar a comunidade nas questões ambientais locais, em especial, a preservação da baleia franca. Nos próximos encontros o grupo trabalhará na elaboração de um livro infantil ilustrado, com base nos conhecimentos construídos durante as aulas e expedições ao Porto de Imbituba e aos ecossistemas costeiros. A expectativa é que a obra seja lançada no início do segundo semestre de 2018.