Crianças querem mais momentos de leitura com os pais

Alunos participaram de um encontro para discutir incentivo à literatura em Imbituba e manifestaram a vontade de ler e contar histórias em família

Imagine uma feira de livros na escola em que as crianças possam ler e contar suas histórias preferidas para os seus pais. Ou uma biblioteca que deixe os pais levarem livros para casa. E um evento de contação de histórias em que os alunos sejam os protagonistas e encenem para suas famílias.

Você acha possível? Essas foram algumas ideias apresentadas pelos alunos e moradores da região oeste de Imbituba em um debate sobre políticas públicas de incentivo à leitura, realizado no último sábado (27) na Escola Municipal Belarminda de Souza Pires, do bairro Campestre.

Realizada pelo Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura, a conversa trouxe crianças, adolescentes, pais e professores para contar suas experiências e sugerir ações que tornem a leitura mais atrativa para todas as idades. “Percebemos essa vontade dos pequenos de compartilharem momentos de leitura com os pais, de contar historinhas para eles e se divertirem juntos. Vamos pensar parcerias com as escolas para integrar mais a família no contexto de aprendizagem literária das crianças”, explica a coordenadora do grupo de trabalho, Gláucia Maindra.

No debate, uma aluna surpreendeu ao expressar o desejo de ler para os pais analfabetos, além de conhecer novos gêneros literários e escritores. O desafio, segundo ela, é a falta de acessibilidade. Pensando nisso, a comunidade propôs colocar livros para empréstimo nas praças da cidade e promover conversas sobre literatura através do projeto “Leitura na Praça”.

A diretora da Escola Belarminda, Rosane de Oliveira Fernandes, demonstrou interesse na ideia de uma biblioteca itinerante que percorra todos os bairros do município. “Descobrimos que a maioria dos adultos pouco lê e que precisamos reaproximá-los desse hábito. Tivemos muitas sugestões interessantes para melhorar a condição e o acesso ao livro. A biblioteca móvel é um projeto bem pensado”, conta.

Projeto usa quadrinhos para despertar o interesse

Ainda durante o encontro, os alunos do primeiro ano apresentaram o projeto “Leitura: brincando e aprendendo com a Turma da Mônica”, que pretende despertar a curiosidade da crianças pela leitura através dos quadrinhos. A ideia é complementar o trabalho na sala de aula de maneira lúdica e prazerosa. O grupo foi acompanhado pela professora da Escola Joaquim Ramos, Marilene Oliveira Albino de Carvalho. Último debate é neste final de semana As sugestões apresentadas serão acrescentadas às propostas pelos outros bairros e servirão de base para a elaboração do Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura, que vai orientar o investimento de recursos do Governo Municipal em políticas públicas de incentivo à leitura pelos próximos dez anos. O último encontro da série ocorre neste sábado (03), com as comunidades de Ibiraquera, Barra da Ibiraquera, Araçatuba, Campo D’Una, Alto Arroio, Arroio, Arroio do Rosa e Penha.

Plenária Região 5 - Ibiraquera, Barra da Ibiraquera, Araçatuba, Campo D’Una, Alto Arroio, Arroio, Arroio do Rosa e Penha

Data: 03 de novembro de 2018, sábado Horário: das 14 às 16 horas Local: Escola Municipal Terezinha Pinho de Souza (Arroio)

Saiba mais: https://www.facebook.com/events/1411027825698419/ Fique por dentro: Facebook e Instagram

As Plenárias são encontros de sensibilização com a comunidade.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias

Faça parte desta entidade e tenha acesso às melhores soluções para sua empresa.

Venha fazer parte da ACIM:

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

Rua Nereu Ramos, 815 - Sala 201/A

Centro - Imbituba / Santa Catarina

Telefone: +55 (48) 3255-1415

 

Email: atendimento@acimimbituba.org

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp

​© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

Agência Onde - Tubarão/SC