Imbituba sediará o 1º Fórum Municipal de Artesãos


A Diretoria Municipal de Cultura realizará nesta segunda-feira, dia 27 de maio, o 1º Fórum Municipal de Artesãos de Imbituba. O encontro, marcado para começar às 10 horas na Câmara de Vereadores, contará com a presença de Edson Dorneles, Presidente do Conselho Estadual do Artesanato e Economia Solidária.

Além do dirigente, estará presente no evento, o Conselheiro Titular do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária, Ronaldo Fernando de Sá Oliveira. Ronaldo também faz parte da Federação das Associações de Profissionais Artesãos de Santa Catarina (FAPASC).

Ao longo do encontro, ambos farão, aos artesãos locais, uma exposição dos aspectos legais que regram o artesanato, de forma estadual e federal. Os profissionais falarão, ainda, sobre a importância das entidades representativas dos artesãos, da Lei Federal 13180/2015 e da Carteira Nacional de Artesão.

“Capacitar os artistas é de extrema importância para a excelência do seu trabalho, pois, se ele está engajado e tem conhecimento dos seus direitos, terá um aumento da sua autoestima e, assim, buscará novos projetos, levando a sua arte e o nome da nossa cidade juntos”, informou a Diretora de Cultura, Alessandra Santos.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

10h – Palestra: Artesanato, Legislações e Instituições;

13h30 – Roda de conversa e cadastro da Carteira Nacional do Artesão. Documentos necessários para a adesão à Carteira Nacional do Artesão:

Foto 3X4 (atualizada), comprovante de residência (atualizado), CPF e RG (cópias), foto do produto, bem como o cadastramento de até três técnicas. O artesão deverá produzir o produto em tempo real para os avaliadores. Àqueles que precisarem de maquinário para a confecção dos produtos, deverão apresentar a produção em um vídeo curto (que pode ser gravado no celular) para a devida avaliação.