Começa a temporada das Baleias Franca no litoral catarinense


A segunda-feira (01) marca, oficialmente, o início da temporada de observação de Baleias Franca no litoral sul de Santa Catarina. E o município de Imbituba é um dos destinos destes mamíferos.

Na cidade, que tem o título de Capital Nacional das Baleias Franca, a expectativa é grande pela chegada das gigantes do mar.

Só temporada de 2018, o Instituto Australis registrou a presença de 284 baleias da espécie Franca, um recorde em relação às últimas três décadas.

“Nós sabemos que 2018 foi um ano atípico, com números recordes. Mas, a nossa expectativa é a melhor possível. Estamos na torcida para que, nas próximas semanas, tenhamos as baleias em nossas praias”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Carina Ferreira.

Em 2019, um mamífero já foi avistado em Santa Catarina. Foi no município de Bombinhas, no litoral norte do estado.

Dentro da programação da temporada das baleias, no dia 11 de julho, Pedro Bertolucci, responsável pelo “case” que elevou turisticamente o município de Gramado, estará em Imbituba.

Ele virá para uma palestra e falará sobre as estratégias que transformaram a cidade do Rio Grande do Sul num dos destinos mais visitados do Brasil. O evento será no Imbituba Atlético Clube (IAC), com entrada franca, a partir das 19 horas.

Mas, além da palestra, outras atividades já estão programadas para a temporada das Baleias Franca em Imbituba. “Teremos atividades culturais voltadas à comunidade, com algumas apresentações. Inclusive, teremos um festival fotográfico e os passeios para o avistamento

(por terra) de Baleias Franca”, informou Carina Ferreira.