Dia do folclore é comemorado com desfile pelo Centro da cidade


O dia do folclore, comemorado nesta quinta-feira (22), foi lembrado com um grande evento em Imbituba. Pelo Calçadão da Rua Nereu Ramos, onze entidades do município desfilaram, valorizando a cultura local, que é de origem açoriana.

A fanfarra municipal trouxe uma banda que é formada por alunos das redes, municipal, estadual e particular de ensino. A música tocada pelo grupo deu ritmo ao desfile das demais entidades.

A Freguesia de Sant’ Ana, do Mirim, desfilou com a tradicional Bandeira do Divino. Logo em seguida, vieram as crianças de cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI Marilene Floriano Polachini, CMEI Cidália Soares Menezes, CMEI Maria Lopes da Silva, CMEI Raios de Sol, CMEI Ângela Amim).

“Chamar as creches para o desfile foi à maneira que encontramos de plantar a sementinha nas crianças, para que elas saibam qual é a verdadeira história da nossa cidade”, disse a Diretora de Cultura, Alessandra Santos.

Para o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, um evento como esse é importante para fortalecer o tema junto aos estudantes e manter viva a riqueza cultural de Imbituba.

Também desfilaram pelo Calçadão, o núcleo Temático de Ações Criativas da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) e o Mariscão da Zimba, representados pelo Núcleo de Contadores de Histórias, pelo Núcleo de Artes e Cultura da Seccional de Imbituba da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, bem como, pelos representantes da Academia Imbitubense de Letras e Artes (AILA).

Pouco tempo depois veio a Companhia Desmontagem Cênica com a história da Batalha de Fogo vivia por Anita e Giuseppe Garibaldi em Imbituba. A Diretoria de Cultura foi representada pelos artistas locais. O evento foi encerrado com a participação da Escola de Educação Básica Professora Justina da Conceição Silva, do Bairro Ibiraquera.

“A cultura sempre fez parte da história de um povo. Eu sempre digo que um povo sem cultura é um povo sem memória. Esse evento é a prova de que as nossas crianças estão no caminho certo”, enfatizou a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Cristiane Tokarski Espezim.