Porto de Imbituba lança Cartilha Butia catarinensis na próxima segunda-feira (4)

Presentes na gastronomia, na paisagem e na cultura do sul de Santa Catarina, o Butiá e os butiazeiros são agora tema da cartilha Butia catarinensis, que será lançada pela SCPar Porto de Imbituba na próxima segunda-feira (4), dentro da programação da Feira do Livro de Imbituba. O evento ocorre às 14h40, em frente à Biblioteca Pública Municipal de Imbituba Cônego Itamar Luiz da Costa.

O livreto traz informações sobre a espécie, resgata os usos tradicionais do fruto e da palmeira, apresenta boas práticas para o manejo e a conservação da planta, além de dicas para o artesanato tradicional com a palha do Butiá. A publicação foi produzida dentro das atividades projeto Costa Butiá, que desde 2018 tem desenvolvido ações de capacitação dos artesãos locais, promovendo o empreendedorismo e a sustentabilidade e resgatando um patrimônio cultural imaterial de Imbituba.

Além do lançamento da cartilha, o evento contará com a distribuição do livreto para a comunidade, a exposição de itens de artesanato produzidos com a palha do Butiá (chapéus, bolsas, carteiras, sandálias, etc.) e o compartilhamento de experiências dos artesãos participantes do projeto.

O Projeto Costa Butiá

O projeto Costa Butiá faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da SCPar Porto de Imbituba, empresa pública estadual que administra o Porto de Imbituba. Executado em parceria com o Grupo Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, o Costa Butiá tem como objetivo incentivar a conservação da Mata Atlântica e ajudar na renda da comunidade através da venda de produtos feitos com a palha do Butiá. Através dele, Imbituba tem um grande potencial revelado, relacionando história, cultura e meio ambiente.

O projeto reuniu um grupo de 11 artesãos locais, os quais participaram de cursos de capacitação, ministrados por Sílvia Stutzer, artesã profissional, e Cacilda Custódia da Silva, única imbitubense que lembrava de todas as etapas para a produção de peças com a palha do Butiá. No Natal 2019, o grupo integrará a programação natalina da Prefeitura de Imbituba, expondo, no calçadão do centro da cidade, um presépio em tamanho real, construído com a palha do Butiá.

A Feira do Livro

A Feira do Livro de Imbituba está na sua segunda edição. Esse ano, o evento está sendo organizado pela Prefeitura, através do Sistema Municipal de Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura, ligado à Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. A programação contará com o lançamento do selo Graphic MSP, da empresa Maurício de Sousa Produções, além de contação de histórias, rodas de conversa, palestras, oficinas, exposição de escritores, livreiros e livrarias. O início está marcado para às 9h, estendendo-se até às 21h, com entrada gratuita.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias

Faça parte desta entidade e tenha acesso às melhores soluções para sua empresa.

Venha fazer parte da ACIM:

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

Rua Nereu Ramos, 815 - Sala 201/A

Centro - Imbituba / Santa Catarina

Telefone: +55 (48) 3255-1415

 

Email: atendimento@acimimbituba.org

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp

​© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

Agência Onde - Tubarão/SC