Facisc aponta alta de 0,1% na inadimplência de Santa Catarina


Em Santa Catarina, o Indicador de Registros de Inadimplentes cresceu 0,1% e o Indicador de Recuperação de Crédito do Consumidor 3,0% na passagem de setembro para outubro de 2019. O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, analisa que o crescimento da inadimplência no Estado, é reflexo de que uma parte dos consumidores catarinenses depois de alguns anos, começam ligeiramente a apresentar problemas com relação ao pagamento de suas dívidas.

“Por outro lado, a recuperação de crédito também vem crescendo, e isso mostra que há uma recuperação do crescimento econômico no Estado mais acelerado do que acontece no país. Com recuperação do emprego e renda, a recuperação de crédito do consumidor catarinense é impulsionada”, explica Zulauf.

Veja aqui o relatório completo

Variações no mês de Outubro

Em relação a inadimplência, o resultado foi maior nas cidades de Rio do Sul (2,0%), Joinville (2,0%), Blumenau (1,9%) e Florianópolis (1,8%). Em relação a recuperação de crédito, com exceção de Florianópolis (-1,0%), as nove cidades pesquisadas registraram crescimento, onde os maiores resultados registrados se deram em Joinville (3,2%), Blumenau (3,0%) e Chapecó (2,9%).

Variações acumuladas em 12 meses

O economista da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Leonardo Alonso Rodrigues, explica que quando comparadas as informações acumuladas em 12 meses, os indicadores de inadimplência e de recuperação de crédito ao consumidor registram crescimento no estado de Santa Catarina. “Nesta base de comparação, o Indicador de Registros de Inadimplentes cresceu 8,0% e o Indicador de Recuperação de Crédito do Consumidor 9,6%. Pelo lado da inadimplência, a variação foi maior nas cidades de Rio do Sul (16,2%), Blumenau (15,9%) e Joinville (15,0%), sendo que, nenhuma das cidades registraram queda no indicador. Pelo lado da recuperação de crédito, a variação foi maior nas cidades de Blumenau (37,4%), Tubarão (36,9%) e Joinville (36,1%), dado que, todas as cidades pesquisadas registraram crescimento acima do resultado estadual (9,6%).”

Santa Catarina no contexto nacional

No Brasil, o Indicador de Registros de Inadimplentes registrou queda de -3,0% e o Indicador de Recuperação de Crédito do Consumidor recuou -3,4% para o resultado acumulado em 12 meses (até outubro de 2019). No contexto nacional, Santa Catarina auferiu o maior crescimento pelo lado da inadimplência (8,0%) e o sexto maior crescimento pelo lado da recuperação de crédito do consumidor (9,6%).

Fonte: FACISC

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias

Faça parte desta entidade e tenha acesso às melhores soluções para sua empresa.

Venha fazer parte da ACIM:

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

Rua Nereu Ramos, 815 - Sala 201/A

Centro - Imbituba / Santa Catarina

Telefone: +55 (48) 3255-1415

 

Email: atendimento@acimimbituba.org

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp

​© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

Agência Onde - Tubarão/SC