SEASTH implanta o Cartão Social para concessão do auxílio subsistência


Para proporcionar maior autonomia aos usuários dos serviços da assistência social, bem como, atender as necessidades, de acordo com o perfil de cada família ou morador atendido, a partir de janeiro de 2020 a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEASTH) irá mudar a forma de concessão do benefício eventual de auxílio subsistência.

Até o momento, a concessão do benefício às famílias ou moradores em situação de vulnerabilidade social ocorria através da doação de gêneros alimentícios e de higiene pessoal (cestas básicas padronizadas).

Com a implantação de um Cartão Social, o benefício será concedido através de um crédito semelhante ao do cartão alimentação, que possibilitará ao usuário fazer a comprar dos produtos necessários em estabelecimentos comerciais credenciados no município.

Para a implantação do Cartão Social, alguns profissionais da SEASTH, que trabalham diretamente com a concessão do benefício eventual, foram capacitados. A empresa vencedora do processo licitatório prestou as orientações para a operação do sistema.

A Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Rosiane da Silva Costa, esclarece que a mudança trará mais dignidade e autonomia àqueles que necessitam do benefício eventual. “O cartão irá romper os paradigmas assistencialistas, numa perspectiva de conquista e consolidação de direitos”, disse a secretária.