Imbituba participa de edital Cidades Criativas da Unesco

Vinte e quatro municípios se inscreveram no edital do Ministério da Cultura (MinC) que vai selecionar cinco cidades brasileiras para receber consultoria na elaboração do dossiê de candidatura à Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O resultado da seleção deverá ser divulgado no dia 10 de setembro.

Foram recebidas as candidaturas de Aracaju (SE), Campinas (SP), Diamantina (MG), Jaguariúna (SP), Pelotas (RS), Rio das Ostras (RJ), Taubaté (SP) e Taió (SC), na categoria música; Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Tavares (RS), em gastronomia; Bombinhas (SC), Coruripe (AL), Imbituba (SC), Itaboraí (RJ), Pomerode (SC), Santana de Parnaíba (SP) e São Gonçalo do Amarante (RN), em artesanato e artes folclóricas; Cataguases (MG), Niterói (RJ) e Novo Hamburgo (RS), em cinema; Itanhaém (SP) e Santa Bárbara d'Oeste (SP), em literatura; e Duque de Caxias (RJ), em artes midiáticas.

A candidatura de Imbituba foi providenciada pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e a Diretoria de Cultura do Município de Imbituba. Foram feitas cartas de apoio com da Associação das Mulheres Raio de Luz da Comunidade do Araçá em nome da presidente Edite Pacheco Alves de Medeiros e da FAPASC - Federação das Associações de Profissionais Artesãos de Santa Catarina em nome do presidente Paulo Mauricio Macuco Baasch.

Dia 10 de setembro o resultado será revelado. Se o município for selecionado entre as 5 cidades, a Diretoria de Cultura, através da Prefeitura de Imbituba receberá uma consultoria do MinC para providenciar um dossiê e se preparar para ano que vem, concorrer a uma entrada na Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Para integrar a rede, a cidade deve preparar um dossiê, que passará por processo de seleção realizado pela Comissão de Avaliação da Unesco. A candidatura deve demonstrar, de forma clara e prática, a disposição, o compromisso e a capacidade da localidade em contribuir com os compromissos da Rede. Deve apresentar um plano de ação realístico, incluindo detalhamento de projetos, iniciativas e políticas a serem executadas nos quatro anos seguintes à admissão ao Programa.

Cada cidade também deve identificar uma área temática preferencial, que já seja significativa para a cultura e a economia locais. As possibilidades são: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas ou música.

O número de inscrições foi acima do esperado pelo MinC, que considera o resultado extremamente positivo, um reflexo do interesse dos municípios brasileiros em integrarem a Rede de Cidades Criativas da Unesco. O processo de seleção é dividido em duas fases: verificação da documentação e avaliação de formulários.

A primeira fase, de caráter eliminatório, irá averiguar se as cidades que se inscreveram enviaram toda a documentação solicitada no edital. Caso haja irregularidades, a candidatura será desclassificada. Já a avaliação dos formulários leva em consideração a proposta apresentada. As cinco candidaturas melhor avaliadas receberão consultoria do MinC para a elaboração do dossiê.

Além de auxiliar na elaboração da candidatura, o edital visa estimular a elaboração de planos de desenvolvimento que impulsionem a economia criativa nos municípios brasileiros, tenham a cultura como base e contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente, 180 cidades de 72 países fazem parte da Rede, sendo oito do Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), no do design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), em cinema. A próxima seleção ocorrerá em 2019.

Fonte: Ministério da Cultura

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias

Faça parte desta entidade e tenha acesso às melhores soluções para sua empresa.

Venha fazer parte da ACIM:

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

Rua Nereu Ramos, 815 - Sala 201/A

Centro - Imbituba / Santa Catarina

Telefone: +55 (48) 3255-1415

 

Email: atendimento@acimimbituba.org

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp

​© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

Agência Onde - Tubarão/SC