Lançamento da Temporada da Rota da Baleia Franca 2021

As baleias já estão aqui desde o dia 12 de junho, chegaram mais cedo nessa temporada e no último sobrevoo realizado pela SCPAR/Acquaplan, 15 cetáceos foram avistados na Rota da Baleia Franca, formada pelas cidades de Imbituba, Laguna e Garopaba.


A Rota da Baleia Franca (RBF) é um destino de ecoturismo no litoral sul de Santa Catarina, com foco em observação de Baleias Franca. É desenvolvida por empreendedores de três cidades (Imbituba, Laguna e Garopaba) com o objetivo de fortalecer um roteiro de inverno, na baixa temporada. Além do destino se enquadrar num novo contexto de turismo, devido à pandemia do novo Coronavírus, que prevê distanciamento social e atividades na natureza, a RBF não se resume às baleias, alia também esportes de aventura, trilhas, praia, cultura, história, observação de aves e outros cetáceos, como os Botos Pescadores de Laguna.


O grupo, formado por guias de turismo, condutores ambientais, artesãos, proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, representantes de associações, instituições e do poder público, com apoio do Sebrae e Prefeituras, está se desenvolvendo, desde 2015, baseado em diretrizes de sustentabilidade, governança, melhoria do ambiente de negócios e representatividade.


O lançamento oficial da temporada foi realizado hoje (20/07) na sede do Sebrae/SC e contou com a presença do Diretor de Assuntos de Turismo da ACIM e atual Coordenador do Núcleo da Rota da Baleia Franca, Felipe Uszacki e dos prefeitos e secretários de turismo de Imbituba, Laguna e Garopaba.