ROTA DA BALEIA FRANCA ESTREIA COM ESTANDE PRÓPRIO NA FEIRA DE TURISMO DE GRAMADO
A Rota da Baleia Franca (RBF) terá pela primeira vez um estande próprio numa feira de turismo e inaugura essa novidade na FESTURIS, que chega neste ano à sua 32ª edição e está confirmado para acontecer de 5 a 8 de novembro, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS. A consolidação do estande tem apoio e recursos do Sebrae/SC e Prefeituras de Laguna, Imbituba e Garopaba.
“A Participação da RBF com estande próprio é uma grande estratégia de marketing e comercialização, uma grande oportunidade de visibilidade perante as agências de viagens e também de mostrar o fortalecimento da RBF. É uma feira consolidada e conceituada na área de turismo e estar com um estande mostra o quanto estamos investindo na RBF neste novo normal”, afirma a secretária de turismo de Garopaba, Lisiele Araújo.
A FESTURIS será a primeira feira de negócios turísticos da América Latina no formato presencial desde o início da pandemia. O evento pretende ser o palco para a recuperação da indústria do turismo, que foi severamente impactada pelo Covid-19. Além disso, busca ser modelo para as feiras que virão no primeiro semestre de 2021.
“A participação na Festuris será bastante focada nas possibilidades de ampliação e abertura de novos mercados para o turismo na região. Nesse momento que estamos vivenciando, conseguir se consolidar como um destino de qualidade e seguro, será o grande diferencial. Esse será o nosso foco: apresentar a Rota da Baleia Franca como um destino de ecoturismo sustentável e seguro”, destacou o secretário de turismo de Imbituba, Giovane Ferreira.
A RBF contará com a participação dos representantes das agências de turismo que integram o núcleo: Amo Garopaba, Ao Sul Natural e Sem Fronteiras Turismo. Além dos secretários da pasta das cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba. “Este ano estamos indo com as agências de turismo da região preparadas com atrativos e pacotes de 2 a 15 dias para conhecer a Rota da Baleia Franca e também em roteiros integrados com Serra Catarinense, mostrando a diversidade de opções naturais e culturais do Sul de Santa Catarina”, informou o coordenador da RBF, Felipe Uszacki.
“É de suma importância a participação de Laguna e toda a Rota da Baleia Franca na FESTURIS. Aja visto que nossa participação em 2019, trouxe para o nosso verão, 1% dos turistas conforme pesquisa realizada, onde os turistas falaram que conheceram Laguna através da feira. Divulgar a Rota da Baleia Franca, bem como nossos atrativos e cultura”, complementou o secretário de turismo Evandro Farias.
Entre as medidas a serem adotadas nesta edição, a FESTURIS trabalha com a redução do número de participantes e um maior espaçamento entre stands. Uma série de protocolos de segurança estarão sendo adotados. O FESTURIS tem grandes marcas confirmadas e nesta edição terá ainda mais foco na geração de negócios, através do agendamento obrigatório de reuniões no App FESTURIS.
Agendamento obrigatório
Todos os participantes e expositores terão cadastro no App FESTURIS, plataforma para marcar as reuniões de negócios que visa otimizar o tempo na feira e aumentar a produtividade. Ao efetuarem o credenciamento na feira, os participantes recebem um login e senha para cadastro no aplicativo. Os downloads podem ser feitos tanto para Android na Play Store ou IOS na Apple Store.
A Rota da Baleia Franca
A Rota da Baleia Franca (RBF) é um destino de ecoturismo no litoral sul de Santa Catarina, com foco em observação de Baleias Franca. É desenvolvida por empreendedores de três cidades (Laguna, Imbituba e Garopaba) com o objetivo de fortalecer um roteiro de inverno, na baixa temporada.
Além do destino se enquadrar num novo contexto de turismo, devido à pandemia do novo Coronavírus, que prevê distanciamento social e atividades na natureza, a RBF não se resume às baleias, alia também esportes de aventura, trilhas, praia, cultura, história, observação de aves e outros cetáceos, como os Botos Pescadores de Laguna.
O grupo, formado por guias de turismo, condutores ambientais, artesãos, proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, representantes de associações, instituições e do poder público, com apoio do Sebrae e Prefeituras, está se desenvolvendo, desde 2015, baseado em diretrizes de sustentabilidade, governança, melhoria do ambiente de negócios e representatividade.
Saiba mais sobre a Rota da Baleia Franca:
A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC com o apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo da Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.
Saiba mais no site: www.rotabaleiafranca.com.br
Instagram: @rotadabaleiafranca
Informações Assessoria de Imprensa da RBF
Jornalista responsável: Gisele Elis (MTB 6822)
Matéria publicada em 30/10/2020
Comments