Representatividade
A associação faz parte de uma grande rede de entidades, sendo filiada a FACISC - Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e vinculada a CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).


Participar dos Conselhos Municipais é uma responsabilidade da ACIM para defender os interesses do empresário e garantir o desenvolvimento sustentável de nossa cidade. Conheça quem é cada um dos representantes de nossa associação e sobre o que trata cada conselho. Converse com nossos representantes sobre como você também pode colaborar com a construção de uma cidade melhor.
CONCIDADE - Conselho da Cidade de Imbituba
Representante – Jaime Pacheco Alves
Tem como objetivo acompanhar, estudar, analisar, propor e aprovar as diretrizes para o desenvolvimento urbano, visando à promoção, compatibilização e a integração do planejamento e das ações de gestão do solo urbano, habitação, saúde, educação, saneamento ambiental, mobilidade e acessibilidade.
COMAD - Conselho Municipal Antidrogas
Representante – Renata Ferreira
Dedica-se ao pleno desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda de drogas. Auxilia e coopera com as atividades de prevenção, fiscalização e ao tráfico e uso de substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física e/ou psíquica, bem como, na recuperação de dependentes do município de Imbituba. Atua como fiscalizador Conselho Municipal de Desenvolvimento
CMD – Conselho Municipal de Desenvolvimento
Representante– Santos Pacheco Alves
Entidade de assessoramento e aconselhamento dos Poderes Legislativo e Executivo Municipal, tem como atribuições avaliar projetos e emitir parecer técnico sobre a concessão de incentivos fiscais e econômicos; assessorar e aconselhar nas políticas de Desenvolvimento Econômico do Município e participar dos estudos e modificações previstas na política de desenvolvimento urbano.
CONAPA - Conselho Gestor da APA da Baleia-Franca
Representante – Joaquim Paulo Guarache
Tem competências para exercer o controle social das ações do Estado, participar da gestão da unidade e atuar no plano da formulação de políticas públicas e normas de acesso e uso dos recursos ambientais do território da APA. É um espaço público de real interesse da cidadania e do próprio poder público, traduzido na quantidade e qualidade das organizações que ocupam assento.
COMTUR - Conselho Municipal de Turismo
Representante - Carina Genovez
Deve sugerir as diretrizes básicas a serem obedecidas na política municipal de turismo; opinar, sobre anteprojeto ou projetos de Lei que se relacionem com o turismo; estimular as Iniciativas públicas e privadas, tendentes a desenvolver o turismo no município; estimular e fomentar a ampliação, diversificação, reforma a melhoria da qualidade de infraestrutura turística municipal; entre outros.
COMUSA - Conselho Municipal da Saúde
Representante – Odilon Gomes Filho
São competências a definição de propriedades de saúde; Estabelecer as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde; Atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde; Propor critérios para programação e para as execuções financeiras e orçamentárias do Fundo Municipal de Saúde, acompanhando a movimentação e o destino dos recursos; entre outros.
COPI - Conselho Prisional de Imbituba
Representante – Jaime Pacheco Alves
Colabora com a 2ª Vara da Comarca de Imbituba e demais órgãos encarregados e responsáveis pelos serviços penitenciários do Estado, cooperando nas ações decorrentes da execução penal bem como diligenciando a obtenção de recursos materiais e humanos para a melhoria da assistência ao preso, ao egresso e seus familiares. Propõe-se também a estimular a readaptação social, com orientação de direitos, cursos de alfabetização, educação integrada, qualificação profissional, entre outros.
CAP Porto de Imbituba - Conselho de Autoridade Portuária
Representante – Adilson Silvestre
Órgão consultivo da administração do porto, instituído em todos os portos organizados. Compete ao conselho de autoridade portuária sugerir: alterações do regulamento de exploração do porto; alterações no plano de desenvolvimento e zoneamento do porto; ações para promover a racionalização e a otimização do uso das instalações portuárias; medidas para fomentar a ação industrial e comercial do porto; ações com objetivo de desenvolver mecanismos para atração de cargas; medidas que visem estimular a competitividade; e outras medidas e ações de interesse do porto.