Canto da Praia da Vila terá Tenda Literária

ACIM é parceira da edição. No final de semana do carnaval, um dos espaços mais concorridos na Praia da Vila, no centro de Imbituba, receberá um banho de cultura com o projeto itinerante da Biblioteca Pública Municipal. Confira a programação

Mais de mil pessoas já passaram pela Tenda Literária apenas em 2016 e a expectativa é grande para a edição deste final de semana, nos dias 6 e 7 de fevereiro, no canto da Praia da Vila, no centro de Imbituba. Iniciativa da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura do Governo de Imbituba, o espaço cultural itinerante tem livros à disposição, contação de histórias e muitas outras atividades, dando um banho de cultura nas praias da cidade.

Mesmo com chuva o evento será realizado, exceto em caso de descargas elétricas e trovões. E com o tempo instável a dica é levar uma roupa um pouco mais quente para aproveitar com as crianças o Circuito Estadual de Cinema Infantil no início da noite de sábado e Circuito Revelando os Brasis, no fim do domingo. Além disso, a programação tem outras atrações como oficinas, recitais, yoga, shows acústicos, trilhas e centenas de livros para aproveitar.

O Boi Encantado, projeto aprovado pelo Procult que está tendo o apoio da Prefeitura através da renúncia fiscal da SC Par Porto de Imbituba, tem feito sucesso. “Nem o sol radiante, o vento incessante ou a areia quente foram empecilhos para que o boi entrasse na arena com toda alegria e disposição. O público participou e se divertiu, não deixou a peteca cair.

Quando a bernúncia surgiu com sua imensa boca, ficou pequena diante de tantas crianças que vieram com ela brincar. Está sendo uma experiência nova e desafiadora. O público aprende e se diverte com a cultura popular e nós terminamos cada espetáculo com a convicção de que a brincadeira do boi de mamão não pode acabar”, afirma Alana Meneghel, atriz e proponente do projeto.

Sobre a Tenda na Praia da Vila

A tenda apresenta um acervo selecionado para gostos diversificados, com a curadoria de Talitha Gresele Ozorio e Gláucia Maindra. “Haverá distribuição gratuita de exemplares do Jornal Bem Estar - Litoral Sul e da revista Vip Garopaba. Você também encontrará a Revista Foco Livre. Na Praia da Vila - Canto da Praia conta com o apoio de Vilson Restaurante e Imvipã Padaria e Confeitaria e ACIM - Associação Empresarial de Imbituba”, agradece. “Mais uma vez o evento conta com a cenografia do espaço assinada por Isabella Torquato do souIM em 2015. Na tenda há o uso de materiais inusitados, utilizados de forma criativa, tornando o espaço convidativo e acolhedor. Lembrando que a equipe Tenda Literária 2016 veste Empty”, destaca a bibliotecária.

Como funciona?

Tanto os turistas quanto a comunidade residente em Imbituba poderão realizar o empréstimo de livros. Para efetuar empréstimo de livros é preciso apresentar na Tenda documento de RG ou CPF e ao final do dia devolver o livro. Para efetuar o cadastro de leitor, para quem reside em Imbituba, basta apresentar comprovante de residência atual na cidade em nome próprio, ou nome dos responsáveis; RG; CPF e duas fotos 3x4. Para imbitubenses é possível emprestar até três livros por 15 dias, que podem ser renovados via telefone, internet e presencialmente na Biblioteca. Um dos objetivos da Tenda, aproximar e facilitar o acesso aos recursos que a biblioteca oferece.

Programação Tenda Literária

Livros, leitura, literatura, informação, contação de histórias e ações culturais

Data: 6 e 7 de fevereiro - Praia da Vila - Canto da Praia

Horário: das 9h30 às 21h30

Participação livre e gratuita

Informações: https://www.facebook.com/tendaliteraria

Próximas edições Tenda Literária verão 2016

Fevereiro

20 e 21, das 9h30 às 21h30 - Praia da Vila - Vila Nova (Rimsa)

Março

05 e 06, das 9h30 às 21h30 - Barra de Ibiraquera

Programação Praia da Vila - Canto da Praia

Sujeita a alteração até a data do evento

06/02 - Sábado

9h30 - Exposição do PAINEL PURA - Projeto de Uso Racional da Água

10h30 - Fauna dos Bichos, com Projeto de Monitoramento de Praias - Bacia de Santos - O PMP-BS apresentará os animais marinhos que habitam as praias de Imbituba e proximidades, seus hábitos, costumes e características; e o trabalho do Projeto de Monitoramento de Praias.

14h - Exposição e Oficina de Cartão Artesanal, com Ecomarine (7 vagas - inscrição no local)

15h - Prática de Yoga, com a Instrutora Diane Oliveira. Traga seu tapete ou canga para praticar junto à Tenda Literária.

16h - Carnaval Poético, com Izar Duarte, Katiuscia Dier Francisco, Mateus Pinho Bernardes, Rosa Nadir Teixeira Jerônimo e Talitha Gresele Ozorio. Aberto a todos os presentes para participarem também deste Recital.

17h às 19h Trilha de Verão conduzida pelo Coletivo TaiáTerra, com saída da Tenda Literária na Praia da Vila. Os condutores recomendam levar na trilha: SAPATOS ADEQUADOS, fechados e com sola não escorregadia; roupas leves, calça e camisas longas protegem de aranhões; chapéu ou boné; protetor solar; óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um e lanche.

17h30 - Show Gui Heleodoro Acústico

18h - Boi Encantado, com Encantados Contadores de Histórias – É com alegria que o cortejo do boi‐de‐mamão chama o povo para assistir o Boi Encantado. O boi de rabo empinado com a língua de lado mexe‐se de um lado para o outro da arena, enquanto as maninhas cantam e se divertem, remetendo aos tempos dos festejos populares das comunidades do sul de Santa Catarina.

20h30 - Exibição do Circuito Estadual de Cinema Infantil, traga sua cadeira ou toalha de praia e aproveite!

07/02 – Domingo

9h30 - Prática de Yoga, com a Instrutora Diane Oliveira. Traga seu tapete ou canga para praticar junto à Tenda Literária.

10h30 - Medicina Ayurvédica, com Ana Cláudia Tonelli

11h - Aprendendo com as Baleias, com o Projeto Baleia Franca (PBF) - A oficina tem por objetivo abordar questões sobre as baleias, educar e conscientizar de forma divertida e interativa, com experiencias práticas!

12h - MPB, Reggae e Rock Brasileiro, com Mariane Dias

16h - Bloco da limpeza Ecosurf, com mutirão de limpeza e avaliação da atividade antrópica da faixa costeira do Canto da Praia da Vila, com a utilização da metodologia da campanha do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

18h - E.V a Sigla - Rap Nacional

19h30 - Exibição de filmes do Circuito Revelando os Brasis ANO IV, traga sua cadeira ou toalha de praia e aproveite

No sábado e domingo haverá Painel Interativo, com o Coletivo Entrelinhas, nesta ação participa Talitha Gresele Ozorio. No Painel Interativo o público poderá (re)construir seu próprio poema a partir de palavras aleatórias.

Conheça os artistas e apoiadores

Boi Encantado - O espetáculo apresenta elementos do folclore, ritmos populares e valores para sustentabilidade. Desperta o gosto pela brincadeira do boi‐de‐mamão e valoriza os saberes populares da cultura brasileira. Vem brincar porque o boi vai passar!

Acesse: https://youtu.be/Fiv_aMzenHA

Grupo Encantados Contadores de Histórias - tem a proposta de contar histórias de um jeito diferente, onde a criatividade permitir. Tem como missão realizar projetos que visam fomentar, difundir, divulgar e ampliar o acesso à cultura e as artes em geral. Onde houver a possibilidade de uma boa história, o grupo estará lá para dar corpo e forma a esse enredo, com soluções em arte e muito encantamento. Encantados 10 anos de muitas histórias: https://youtu.be/X9swu2fD-wA ouhttps://vimeo.com/144670761

Circuito Estadual de Cinema Infantil - A exibição é resultado da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que já esta na sua 14º edição e realiza anualmente o Circuito Estadual em cidades catarinenses. Esse é o segundo ano que a Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa é selecionada para parceria. Venha com a família. Para saber mais sobre o Circuito Estadual de Cinema Infantil acesse: http://www.mostradecinemainfantil.com.br

Coletivo TaiáTerra Condução Ambiental Local é composto por condutores formados pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina - IFSC Campus Garopaba; e credenciados pelas prefeituras. "Trilhas de Verão" pretende apresentar a região de Imbituba aos visitantes através de trilhas e caminhadas nas proximidades da Tenda Literária. Durante o trajeto os condutores apresentam aspectos da educação ambiental sobre a fauna e flora local; resquícios arqueológicos, contos, causos e lendas; cultura de base açoriana e turismo comunitário.

Ecosurf é uma organização social brasileira independente, sem fins lucrativos, fundada e idealizada por surfistas no ano 2000. É uma instituição comprometida com a justiça socioambiental e a cultura de paz, que busca empoderar os Surfistas para a atuação em causas públicas, proteção das praias, mares, ondas e oceanos, atuando na zona costeira brasileira, especialmente na região sul e sudeste. As ações da organização são orientadas pela Carta das Responsabilidades dos Surfistas – Surf 21 e se voltam para o fortalecimento da mobilização social, sob a perspectiva das Bacias Hidrográficas como base estratégica dos processos políticos de gestão espacial do território. A Ecosurf Imbituba atua no município com campanhas e ações de educação ambiental desde 2014.

Ecomarine Clothing cria camisetas, cartões, espelhos e outras lembranças artesanais da Baleia Franca.

Diane Oliveira - A vida toda é Yoga. (Sri Aurobindo - Yoga Integral). Para Diane Oliveira viver é Yoga. É buscar algo mais dentro de si, é uma maneira de se conhecer a cada dia, de transformar, integrar e harmonizar a relação consigo, com o próximo e com a natureza. Vivendo a vida de forma leve, com mais amor e paz. Diane ministra aulas no IAC - Imbituba Atlético Clube e aulas particulares.

Ana Cláudia Tonelli é fisioterapeuta há 6 anos, estuda e trabalha com medicina ayurvédica há 2 anos atuando no Espaço Prashanti.

Espaço Prashanti é destinado ao autoconhecimento onde, através de práticas como yoga massagem e outras terapias, busca fazer com que cada indivíduo reconheça sua verdadeira essência e se estabeleça no Ser. Fernando mora em Imbituba onde dá aulas, estuda e pratica Yoga.

E.V a Sigla - Rap Nacional - Grupo de Rap Formado em 2000 puramente independente, abordam temas rotineiros em suas letras e buscam sempre exaltar sua origem catarinense. Hoje composto por dois integrantes estão correndo para lançar seu segundo CD.

Gui Heleodoro - sempre foi um apaixonado pela música e pelo mar e aprendeu a tocar violão quando tinha 14 anos, inspirado pelas ondas da Praia da Vila surgiram suas primeiras composições. Gui Eleodoro apresenta um repertório que varia rock, rap, reggae, soul e músicas autorais. Em 2015 o músico foi indicado ao Prêmio da Música Catarinense como Melhor Artista Solo. Confira: http://www.guiheleodoro.com/

Entrelinhas é um coletivo que surgiu com o intuito de semear o interesse pela leitura e escrita literária em Imbituba.

Izar Duarte - Imbitubense nativo, poeta inventivo que faz do amor o seu abrigo. Assim se define, Izar Duarte. Enfermeiro por profissão e louco por vocação. Através de rimas simples e sentimentos universais ele tenta expressar as emoções que lhe tocam como fizeram em outras gerações. Não traz consigo nem ódio nem rancor, procura transmitir aos outros que lhe é prazeroso: amor, amor e amor.

Katiuscia Dier Francisco - Literatura e solitude é um par presente em minha vida. Tenho memória do começo com uma coleção de três pequenos livros de poesias de capa dura cor-de-rosa antigo, dada pelo meu avô materno. E nesta relação encontro outras experiências, outras formas de olhar, outras traduções. Isto me afeta.

Mateus Pinho Bernardes afirma que "Ler é uma experiência sem igual. Em meio a páginas e capítulos, a possibilidade de se alcançar novos horizontes, novas perspectivas. Seja nos livros, nas fotocópias, nas telas, nas bulas ou até quem sabe nos pergaminhos, ler é uma prática seminal que atende aos mais variados interesses: entretenimento, informação, reflexão. Recomenda-se apreciar sem nenhuma moderação".

Rosa Nadir Teixeira Jerônimo - Da infância lembro-me de cenários que constituem meu alicerce identitário: lagoa de Ibiraquera, caminhos e fontes. Depois, as goiabeiras em Araçatuba, que acolhiam minha fome de liberdade. Hoje na maturidade, reconheço Imbituba como parte de mim e o bairro de Ibiraquera, onde nasci, a fonte de minhas inquietações, buscas e necessidade de preservar a cultura, pessoas e lugares.

Mariane Dias, formada em Ciências Biológicas e atualmente pesquisadora associada ao Projeto Baleia Franca. De Apucarana, Norte do Paraná e atualmente moradora de Itapirubá Norte - Imbituba. Iniciou na música aos 05 anos de idade, no Coral da igreja de sua cidade natal. Aos 08 anos iniciou suas aulas de violão. Aos poucos foi crescendo no mundo musical e há alguns anos vem fazendo algumas apresentações para públicos pequenos. A partir daí a sua paixão pela música vem se tornando algo cada vez maior e até hoje procura deixar a sua música por onde passa. "Depois do silêncio o que mais se aproxima do inexprimível é a música". (Aldous Huxley)

Projeto Baleia Franca abordará questões sobre as baleias, além de educar e conscientizar de forma interativa, com experiências práticas! O Projeto Baleia Franca foi criado em 1982, atua na proteção, conservação e recuperação populacional das baleias em águas brasileiras. O PBF é mantido com apoio da Santos Brasil.

Projeto de Monitoramento de Praias

Um programa pioneiro no litoral sul de Santa Catarina, e também no Brasil, poderá reunir informações valiosas para novas descobertas sobre a vida de animais marinhos e a influência de fatores externos que ocasionam suas mortes. O Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP-BS é uma condicionante do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - Ibama para exploração do petróleo e gás natural na Bacia de Santos e começou a ser realizado, diariamente, em onze praias de Laguna e Imbituba.

Projeto de Uso Racional da Água – PURA foi idealizado por Olivar Francisco Filho e realizado em parceria entre a Secretaria de Educação do Governo de Imbituba, Votorantim Cimentos e Brasil Verde, com a proposta de interagir com a comunidade sobre a conscientização sobre o consumo de água. Alunos das escolas municipais ajudaram a distribuir mudas de plantas e folhetos informativos. O projeto em 2015 contou com novos parceiros como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Habitação (Sedurb), Rádio NBC FM, Imbituba Logística Portuária, Serrana Engenharia e Tractebel Energia. Até o fim do projeto mais de 9 mil pessoas no munício foram atingidas.

Revelando os Brasis é um projeto de formação e inclusão audiovisuais de moradores de pequenas cidades. Qualquer brasileiro maior de 18 anos, residente em municípios com até 20 mil habitantes, pode inscrever uma história original real ou de ficção no Concurso Nacional de Histórias. O Revelando os Brasis é realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras desde a primeira edição, e a parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O projeto conta também com a parceria do Canal Futura e os apoios da TV Brasil. Conheça o projeto em:http://www.revelandoosbrasis.com.br/

Jornal Bem Estar - O jornal de qualidade de vida do litoral sul de Santa Catarina! Acesse: http://litoralsulsc.nossobemestar.com/

Revista Vip Garopaba - Falar de um produto é fácil quando sabemos exatamente com que propósito ele foi projetado. Falar sobre a VIP é algo muito mais amplo, pois ela não é apenas um produto e não foi projetada para gerar lucros. Não! É muito mais do que isso. “Nasceu” para contar e registrar a história de pessoas que moram, se encantam e mudam suas vidas por Garopaba. A nossa equipe a descreve nos bastidores de sua produção: “ela é viva, não tem dono, e sim, uma família!”. Não podemos esquecer que é também uma personalidade nessa cidade que a prestigia a cada edição. Para ler mais, acesse:http://www.vipgaropaba.com.br/a-revista/

ACIM – Associação Empresarial de Imbituba - A força do associativismo, já há 26 anos, tem sido a provocadora de várias ações que buscam a união de forças para atingir o desenvolvimento econômico sustentável. O maior objetivo da entidade é fomentar o desenvolvimento dos associados e para alcança-lo atua em três áreas estratégicas: promoção da cultura associativista, oferecimento de soluções empresariais e participação no desenvolvimento econômico. O modelo de negócio da entidade é impulsionar o desenvolvimento de Imbituba.

Imvipã Padaria e Confeitaria onde você encontra diversos tipos de pães, bolos, tortas, doces e salgados. Tudo isso em um ambiente moderno, climatizado e um excelente atendimento.

Vilson Restaurante oferece mais de 10 Anos de Experiência em Servir bem, num local aconchegante com ambiente climatizado. Conta no almoço com buffet de saladas, pratos quentes, chapa de grelhados e sobremesas. Aberto o ano todo, para receber seus clientes e amigos. Estacionamento próprio.

empty clothing co. - A ideia da criação de uma marca sempre acompanhou os integrantes da empty, como se todos sentissem que ela já existia. Mas foi somente em 2004, na recente chegada de uma viagem cultural à Indonésia, num encontro entre amigos, que isso se materializou. A ideia da marca veio da noção de abstrair-se do cotidiano; desalienar-se; reciclar-se. Seguindo uma metodologia própria, as coleções da empty não se baseiam em temas concretos. A inspiração vem do próprio conceito da marca, a escolha de um tema intangível que se integra às tendências da estação. Portanto, para compreender melhor as peças elaboradas, é preciso, antes, familiarizar-se com o verdadeiro sentimento do vazio. O resultado, são peças originais, versáteis e bastante conceituais,onde a criatividade não tem limite.http://www.empty.com.br/

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias