Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba conquista Prêmio Expre

O Porto de Imbituba em parceria com o Projeto Baleia Franca conquistou o 23º Prêmio Expressão de Ecologia, com o Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências, na categoria Conservação da Vida Silvestre.

Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação

Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas

O Programa de Monitoramento da Baleia Franca apresenta a finalidade de preservar o habitat natural desse animal, espécie migratória que utiliza a costa catarinense para acasalar, procriar e amamentar seus filhotes. Esse programa é realizado do período de 1º de julho a 30 de novembro, onde o litoral de Imbituba (SC) recebe dezenas de baleias. O monitoramento é realizado simultaneamente através de pontos fixos e monitoramento aéreo.

As observações são realizadas por meio de estações fixas a partir de três pontos. Já o monitoramento aéreo é realizado através de 3 sobrevôos, que abrangem toda a área da APA da Baleia Franca, desde o Sul da ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre as baleias francas no litoral centro-sul de Santa Catarina com a finalidade de colaborar com a preservação da espécie.

Principais resultados do projeto

- De 31 de julho até o dia 30 de setembro foram realizados 49 dias de monitoramento nas enseadas da Praia do Porto, Praia D’água e regiões adjacentes. Foram registradas 43 avistagens, totalizando 78 indivíduos (incluindo contagens duplas) sendo 04 adultos não acompanhados de filhotes, 35 pares de fêmea e filhote e 04 não identificados, resultando em uma média de 0,88 avistagens por dia de monitoramento e 1,81 indivíduos por avistagem.

- De 31 de julho até o dia 30 de setembro foram realizados 47 dias de monitoramento nas enseadas da Ribanceira e Ibiraquera. Foram registradas 343 avistagens, totalizando 649 indivíduos (incluindo contagens duplas) sendo 26 adultos não acompanhados de filhotes, 300 pares de fêmea e filhote e 23 não identificados, resultando em uma média de 7,1 avistagens por dia de monitoramento e 1,94 indivíduos por avistagem.

Prêmio Expressão de Ecologia

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias

Faça parte desta entidade e tenha acesso às melhores soluções para sua empresa.

Venha fazer parte da ACIM:

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

Rua Nereu Ramos, 815 - Sala 201/A

Centro - Imbituba / Santa Catarina

Telefone: +55 (48) 3255-1415

 

Email: atendimento@acimimbituba.org

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp

​© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

Agência Onde - Tubarão/SC