top of page

Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba conquista Prêmio Expre

O Porto de Imbituba em parceria com o Projeto Baleia Franca conquistou o 23º Prêmio Expressão de Ecologia, com o Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências, na categoria Conservação da Vida Silvestre.

Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação

ambiental da Região Sul do Brasil, o Prêmio Expressão de Ecologia conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e dos três órgãos ambientais públicos do Sul - SEMA/IAP (PR), FATMA (SC) e FEPAM (RS) - que têm representantes no seleto grupo de jurados - que elegeram o projeto entre as melhores ações ambientais do Sul. A entrega do Troféu Onda Verde do 23º Prêmio Expressão de Ecologia ocorrerá durante o Fórum de Gestão Sustentável 2016. O evento será realizado no dia 26 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, em Florianópolis (SC).

Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas

O Programa de Monitoramento da Baleia Franca apresenta a finalidade de preservar o habitat natural desse animal, espécie migratória que utiliza a costa catarinense para acasalar, procriar e amamentar seus filhotes. Esse programa é realizado do período de 1º de julho a 30 de novembro, onde o litoral de Imbituba (SC) recebe dezenas de baleias. O monitoramento é realizado simultaneamente através de pontos fixos e monitoramento aéreo.

As observações são realizadas por meio de estações fixas a partir de três pontos. Já o monitoramento aéreo é realizado através de 3 sobrevôos, que abrangem toda a área da APA da Baleia Franca, desde o Sul da ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre as baleias francas no litoral centro-sul de Santa Catarina com a finalidade de colaborar com a preservação da espécie.

Principais resultados do projeto

- De 31 de julho até o dia 30 de setembro foram realizados 49 dias de monitoramento nas enseadas da Praia do Porto, Praia D’água e regiões adjacentes. Foram registradas 43 avistagens, totalizando 78 indivíduos (incluindo contagens duplas) sendo 04 adultos não acompanhados de filhotes, 35 pares de fêmea e filhote e 04 não identificados, resultando em uma média de 0,88 avistagens por dia de monitoramento e 1,81 indivíduos por avistagem.

- De 31 de julho até o dia 30 de setembro foram realizados 47 dias de monitoramento nas enseadas da Ribanceira e Ibiraquera. Foram registradas 343 avistagens, totalizando 649 indivíduos (incluindo contagens duplas) sendo 26 adultos não acompanhados de filhotes, 300 pares de fêmea e filhote e 23 não identificados, resultando em uma média de 7,1 avistagens por dia de monitoramento e 1,94 indivíduos por avistagem.

Prêmio Expressão de Ecologia

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro - Eco 92. A ideia do Prêmio era divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho. Os organizadores estimavam que o Prêmio se esgotasse em cinco anos, quando os melhores cases fossem premiados. Porém, o Prêmio Expressão de Ecologia surpreendeu, acompanhou e sempre incentivou o aumento da conscientização ambiental de empresários e ambientalistas. Tornou-se a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. Em vinte e três anos de realização, o Prêmio Expressão de Ecologia registrou 2.408 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região Sul. Ao contrário da previsão inicial, o Prêmio bate recordes de inscrições a cada ano e seus eventos de premiação tornaram-se ponto de referência da comunidade ambiental sulista.

Destaques
Arquivo
bottom of page