top of page

Abaixo-assinado sugere homenagem a Henrique Bittencourt de Bona em nomeação do calçadão

A Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estão apoiando o abaixo-assinado promovido pelos moradores e donos de estabelecimentos comerciais nos arredores do hoje denominado Calçadão da Nereu Ramos. O objetivo é requerer à Câmara de Vereadores de Imbituba que a denominação atualmente dada ao Calçadão seja modificada. A proposta sugere que passe a ser chamado de “Calçadão Henrique Bittencourt de Bona”, não modificando o nome da Rua Nereu Ramos.

Se a proposta for aprovada os endereços poderão ser denominados como, por exemplo: "Loja ABC, Rua Nereu Ramos, nº 123, Calçadão Henrique Bittencourt de Bona, Centro - Imbituba".

Henrique de Bona foi uma figura importante para o desenvolvimento de nossa cidade, sendo uns dos emancipadores. Quem desejar assinar o documento pode ir até a sede das entidades.

  • ACIM - Rua Nereu Ramos, 815, 2º andar, Centro - Imbituba (em cima da IRAMA)

  • CDL - Av. Dr. João Rimsa, 1004, Centro, - Imbituba (ao lado da Refrimotor)

Sobre Henrique Bittencourt de Bona

Nascido em fevereiro de 1928, em Imbituba, Henrique Bittencourt De Bona é filho de Antônio De Bona e Almerinda B. De Bona. Estudou em Imbituba até concluir o ensino fundamental e o ensino médio fez em Laguna. Depois foi para a capital, Florianópolis, trabalhar e estudar, onde graduou-se em Odontologia.

Casou-se com Sônia e voltou a morar em Imbituba, sua cidade natal. Dr. Henrique De Bona foi o primeiro cirurgião dentista da cidade. Desde jovem dedicou-se também a política, tinha vocação e ideologias. Em 1958 lutou pela emancipação de Imbituba, que pertencia à Laguna, obtendo assim sucesso na questão.

O casal Henrique e Sônia tiveram três filhos, Roberto (Arquiteto), Gilberto (Administrador) e Jaqueline (Professora), a qual serviu de inspiração para o nome da Galeria Jac. Dr. Henrique gostava muito da construção civil e no decorrer de sua vida construiu algumas edificações, entre elas o antigo Hotel Jac, no centro da Cidade. Em 1984, na parte térrea do Hotel, inaugurou a Galeria Jac, que alguns anos depois estas lojas tornaram-se apartamentos do Hotel.

Anos mais tarde reabriu a Galeria Jac e em Maio de 2002 inaugurou a ala nova que tinha acesso a rua Dr João Rimsa, interligando o centro da cidade ao terminal rodoviário, um sonho antigo que foi realizado.

Dr. Henrique faleceu em fevereiro de 2009, aos 81 anos. Deixou uma história e um legado para sua família que assumiu a administração da Galeria, a qual passou por uma reestruturação, ganhando uma nova cara e conceito. Hoje ganhou o nome de Centro Comercial Henrique De Bona - Galeria JAC, sob a Administração de Henrique Bittencourt De Bona Neto.

Destaques
Arquivo
bottom of page