top of page

ACIM Comex recebe visita de diretores da SCPar sobre ZPE

Objetivo do encontro foi unir forças para atração de grandes indústrias que viabilizem a instalação definitiva da Zona de Processamento e Exportação

Um decreto sobre a simplificação dos procedimentos para a implantação de Zonas de Processamento e Exportação (ZPE), motivou a visita de diretores da SC Par à Associação Empresarial de Imbituba.

O objetivo do encontro foi unir forças para que, com as novas normas, Governo Estadual e comunidade empresarial trabalhem juntos na atração de grandes investimentos para a área.

O diretor da SCPar e da IAZPE (Imbituba Administradora Zona de Processamento e Exportação) Joel Alves, acompanhado do presidente da SCPar Porto de Imbituba, Jamazi Zigler, do diretor administrativo, financeiro e comercial Alexandre Pinter e da presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba (CAPPI) Rita de Cássia Vandanezi Munck, foram recebidos por empresários do Núcleo de Comércio Exterior da ACIM e diretores da entidade.

Alves destacou que o Governo do Estado de Santa Catarina vive um novo momento e que entendeu que seria mais econômico que a IZPE não fosse extinta. “Na prática chegou o momento de o modelo de exploração receber uma atualização. Vemos, da parte do executivo, uma ação para modificar o Conselho Nacional para dar mais celeridade. O que resolverá será a busca de novas indústrias para se instalarem e terem escoamento da sua produção. A presença do porto é fundamental para garantir essa negociação”, comenta.

O Núcleo ACIM Comex aceitou ser parceiro em atrair novos negócios, desde que o suporte do Governo do Estado e do Porto sejam equivalentes. “Nossas principais preocupações incluem o escoamento de cargas, pois precisaríamos de novas linhas comerciais, assim como a infraestrutura das vias de acesso. Também temos um consenso de que estas empresas devem ser de grande porte para, de fato, mobilizar uma cadeia produtiva na região. Estamos à disposição para discutir as necessidades e demandas que o mercado tem e auxiliar o Estado em um novo plano de gestão para a área”, afirma Marcelo Cordini, coordenador do núcleo.

Sobre o decreto

De acordo com informações do Portal do Ministério da Economia o Decreto nº 9. 995, publicado em 30 de agosto deste ano pela Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia (CZPE/Sepec/ME) simplifica os procedimentos para a implantação de ZPEs, racionalizado o processo de alfandegamento dos empreendimentos nas áreas de movimentação e despacho de mercadorias, sem prejuízo do controle aduaneiro de suas operações.

Além de facilitar a operação desses distritos industriais, a medida representa importante redução do volume de investimentos para implantação das ZPE, o que contribuirá para atrair novos investimentos, promover a competitividade das exportações brasileiras e gerar empregos.

Destaques
Arquivo
bottom of page