Biblioteca Pública de Imbituba comemora 43 anos nesta quarta (18) e celebra a cultura açoriana

Evento pretende reunir a comunidade com apresentação de artistas locais, histórias, exposição de livros infantis, música e manifestações culturais

A Diretoria de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura de Imbituba, através da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa realizam nesta quarta-feira (18) atividades em comemoração ao aniversário de 43 anos deste equipamento cultural. O evento é gratuito e terá início às 19h na própria Biblioteca. A programação conta com a apresentação de artistas locais, histórias, exposição de livros infantis, música e manifestações culturais. Todo cidadão é convidado a participar, basta trazer sua caneca! O VI Sarau Musical será conduzido por Mariana Corso que apresenta um repertório variado e nesta edição contará com clássicos da música popular brasileira. O Grupo Encantados Contadores de Histórias participa trazendo músicas e histórias promovendo um encontro com o público. Paralelo acontece a exposição dos livros lançados pelos alunos da Escola Municipal Professora Teresinha Pinho de Souza, resultante do projeto "Nasce um Escritor", que contou com a participação de professores e pais. Nesta proposta as crianças foram incentivadas a criarem suas próprias histórias em sala de aula, por meio de contos infantis e histórias da vida cotidiana e os exemplares foram editados de forma on-line.

Também contaremos com a exibição virtual do projeto “Declamando Sonhos” dos alunos da Escola Municipal Ugero Pittigliani. O projeto “Declamando Sonhos” iniciou-se com o intuito de aflorar no aluno o olhar poético, enquanto aprendizagem significativa. A escolha dos alunos diante da literatura torna-os protagonistas de sua história. Marcam presença no evento os mobilizadores do PVE - Parceria Votorantim pela Educação, idealizado pelo Instituto Votorantim, que vão comunicar a proposta de trabalho de 2018. A Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa convida a todos para prestigiarem esse momento especial e apresentará uma paródia da Cantoria de Ratoeira, a proposta foi idealizada por Adriana de Souza Miguel, que integra a equipe da Biblioteca. A elaboração da letra contou com a colaboração de toda a equipe da biblioteca, que buscou parcerias com pessoas da comunidade que possuem conhecimento sobre a tradição açoriana. Nessa trajetória a professora Ivete Brasiliense foi convidada para estruturar a letra da paródia e ajustar a equipe nos primeiros ensaios. Em paralelo, o músico e violeiro Matheus Laurentino, harmonizou a composição e entrou no roda. A gravação final contou com a participação da professora Cilésia Nascimento Inácio, que nos conduziu nos últimos ensaios e participa da gravação. A gravação do áudio convite para o VI Sarau Musical o radialista Charles David registrou, e você pode conferir neste link: Outra novidade é que toda a comunidade é convidada a participar da elaboração do novo painel interno da biblioteca, em comemoração aos seus 43 anos, basta escrever sua memória relacionada a biblioteca e enviar para o e-mail bibliotecaimbituba@gmail.com ou para o WhatsApp (48) 99926-2111.

Aos escritores lançamos um pedido especial, presentear a biblioteca com uma obra sua e publicamos online um cadastro diferenciado. Pois, desejamos saber mais sobre o autor e sua obra. Para tal, solicitamos o envio de mensagens que permeiam a temática da leitura, da escrita e até mesmo da sua relação com a biblioteca. O cadastro dos escritores está disponível online. Comemoração aos 43 anos da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa Data: 18/07/2018, quarta-feira Horário: 19h às 22h Local: Rua Nereu Ramos, nº 276 - Centro - Imbituba/SC Evento: https://www.facebook.com/events/967813943386847/ PROGRAMAÇÃO 19h às 22h - VI Sarau Musical, conduzido por Mariana Corso, com participação do Grupo Encantados Contadores de Histórias, onde toda a comunidade é convidada a interagir. Traga sua caneca, vamos aquecer seu coração! Programação gratuita!

Fonte: Equipe Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, (48) 99926-2111.