top of page

Começa a temporada da farinhada em Imbituba


Começa neste domingo, 20 de maio, a temporada da farinhada na Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI). O evento começa às 15h, com a exibição do documentário Cultura de Engenho: Patrimônio e Resistência, dirigido por Sandra Alves com roteiro de Gabriella Pieroni, em que a comunidade tradicional de agricultores e pescadores dos Areais da Ribanceira é uma das protagonistas.

Na sequência, acontece a roda de conversa sobre a campanha #EngenhoÉPatrimônio, que busca mobilizar as comunidades para pedir o registro dos engenhos como patrimônio cultural imaterial junto ao IPHAN. “Pretendemos também refletir sobre a produção agrícola e pesqueira no território, ameaçada por um modelo de desenvolvimento que desconsidera os povos e comunidades tradicionais”, afirma Marlene Borges, uma das fundadoras da ACORDI, que tem no engenho seu principal símbolo de luta e resistência.

A abertura da Farinhada da ACORDI conta com apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba, do CEPAGRO (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo) e da Rede Catarinense de Engenhos de Farinha. A Rede congrega dezenas de famílias que possuem e trabalham em engenhos artesanais de farinha no Litoral e Encostas da Serra Catarinense.

A ACORDI convida então toda a comunidade para participar da Abertura da Farinhada, apoiando assim a preservação da história, da cultura e da identidade da comunidade dos Areais da Ribanceira e dos engenhos de farinha do litoral catarinense.

Fonte: Ana Carolina Dionísio

Comunicação - Cepagro (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo)

Destaques
Arquivo
bottom of page