top of page

Empresários promovem ações de qualificação e transformação

Os núcleos de Jovens Empreendedores e Mulheres Empresárias da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Jovem e ACIM Mulher, realizaram neste mês de junho atividades de qualificação e transformação. Uma palestra e um workshop que levaram os participantes a repensar a maneira de fazer negócios e também a economia criativa e colaborativa, além de oferecer informações importantes para pequenos empreendedores que buscam orientação sobre como abrir ou formalizar seu negócio.

“Ações assim têm levado os núcleos a debater e trabalhar estes temas tentando causar um impacto real na vida dos empresários, dentro e fora da entidade. São informações que precisam circular entre quem produz riquezas e gera empregos, para fortalecer cada vez a economia local de forma positiva e sustentável”, explica a consultora de núcleos Chaianny Neves.

Palestra discute relações empresariais “ganha X ganha”

O núcleo ACIM Jovem em parceria com o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor – Cejesc realizou no dia 13 a palestra “A Corrente do Bem no Mundo dos Negócios” durante o Encontro Regional de Jovens Empreendedores do Sul – ERJE Sul. O evento foi no Praia Hotel Imbituba e reuniu mais de 60 empresários e seus funcionários de toda a região. O palestrante Eduardo Arruda, administrador e coach, entre outras qualificações, falou sobre relações comerciais “ganha X ganha”, justiça, vida e fazer o bem. Tudo isso em um formato de bate papo descontraído e motivacional.

Ele destacou pontos de reflexão como a ideia de que não precisamos ganhar tudo, no máximo, sempre, se não alguém não vai ganhar nada, no mínimo, nunca. Seu trabalho hoje é baseado nos princípios de cooperativismo e associativismo. “Em muitas consultorias digo que esse não é o melhor negócio, já visitei cliente que tinha milhões para colocar no meu negócio e falei para não fazer, pelo menos não na forma como ele queria, pois era arriscado para ele. Meu gerente queria me matar, mas orientei a melhor forma de aplicar. Hoje tenho uma vivência sobre isso e espero que cada um pense sobre coisas assim”, afirmou.

O evento teve como apoiadores Joalheria e Ótica Eduardo, Farmácia Fórmula X, Padaria Aurora, Porto dos Pães, Praia Hotel Imbituba, Sicredi, Snet Internet, SulGesso, Unicred e Verânea.

Oficina qualifica mulheres empreendedoras

Foto Kauana Miranda

O Núcleo de Mulheres Empresárias da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Mulher promoveu uma oficina de trabalho com mulheres empreendedoras, na noite da última segunda-feira (26) com o objetivo de qualificar, fornecer informações importantes para pequenos negócios. O evento foi voltado para micro e pequenas empreendedoras e reuniu cerca de 20 pessoas, no auditório da ACIM.

As primeiras informações foram do Sebrae, sobre formalização, benefícios de ser MEI (Microempreendedor Individual), as responsabilidades, alvarás e notas além de serviços de apoio. Em seguida a idealizadora do souIM, Isabella Torquato, falou sobre empreendedorismo criativo e economia colaborativa, levando as participantes a refletir sobre novas formas de produção e consumo.

A nucleada Tatiane Patrício, profissional de marketing, destacou pontos essenciais da comunicação do MEI, com dicas que podem ser aplicadas imediatamente sem grandes custos e com ótimos resultados. E, por fim, a contadora nucleada do ACIM Cont – Núcleo de Escritórios Contábeis, Andréia Miranda falou sobre a importância da organização financeira e contábil, os tributos, declarações anuais e relatórios necessários, completando um ciclo de informações úteis e necessárias para qualquer empreendedor, iniciante ou não, de forma prática e clara.

Fotos: Emanuelle Querino/Kauana Miranda/ACIM

Destaques
Arquivo
bottom of page