Entulhos são depositados em Área de Preservação Permanente (APP) de Imbituba
A imagem demonstra o descaso de alguns moradores com o meio ambiente. No local, onde a pouco meses, os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Imbituba instalaram algumas placas, justamente, para proibir a colocação de lixo, o corte de árvores ou o dano a vegetação nativa, o que se vê é um amontoado de entulho. A área fica na rua São Pedro, no bairro Vila Nova, bem próxima à Praia da Vila.
Cenas como essa tem sido comuns no município, principalmente, em locais menos habitados. As pessoas cortam a vegetação ou colocam o lixo em Áreas de Preservação Permanente (APP). “Essa é uma situação corriqueira na orla da Praia da Vila. Infelizmente, a Prefeitura não tem como combater, porque, dificilmente, os fiscais conseguem pegar o infrator em flagrante”, informou o Secretário de Meio Ambiente, Paulo Márcio de Souza.
A legislação ambiental determina que, todo o cidadão é responsável pelo descarte do resíduo que produz. Por isso, para tentar conscientizar a população do problema, a Secretaria de Meio Ambiente já estuda a instalação de eco pontos nos bairros, para que os moradores tenham um local pré-definido para o descarte dos entulhos.
“Dentro de alguns dias, vamos iniciar o cronograma para o recolhimento desses entulhos. Faremos o procedimento em todos os bairros onde o problema for registrado”.
De acordo com o Decreto da Presidência da República, número 6514/2008, causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da biodiversidade, pode resultar em multa, que varia entre R$ 5.000,00 e R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais).
Kommentare