top of page

Parceria inédita entre Sebrae e Unesc visa implantar a cultura empreendedora no meio acadêmico

Lançamento do Programa Jornada Empreendedora acontece no dia 6 de agosto

Potencializar ações das instituições de Ensino Superior com foco no empreendedorismo. Este é o objetivo do Programa Jornada Empreendedora, o qual é uma iniciativa inédita do Sebrae/SC em nível nacional e terá como ponto de partida a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma. A parceria firmada entre as duas entidades será lançada no dia 6 de agosto e visa implantar a cultura do empreendedorismo para a comunidade acadêmica.

O programa é voltado tanto para estudantes, como para professores, corpo docente e demais colaboradores. A intenção é estimular, inspirar e capacitar para que eles adquiram uma visão e postura empreendedoras, aplicando isto dentro e fora da universidade, como explica o coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

“Nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo na comunidade estudantil, englobando todas as pessoas que estão envolvidas de alguma forma com a Unesc. Sair de lá com um canudo e pedir emprego não basta. Queremos que as pessoas entendam a importância de sair da universidade com o conhecimento necessário e a real intenção de montar o seu negócio, independente do curso e da formação”, salienta Gelosa.

Para o Sebrae/SC, as instituições de Ensino Superior devem potencializar e inspirar o empreendedorismo, o sonho grande e a inovação. “Isso gera desenvolvimento econômico e social para toda a comunidade, criando o que chamamos de ecossistema empreendedor. Não se trata apenas da Unesc, ela é o meio de campo, mas empreender gera renda, emprego e benefícios para Criciúma e a região como um todo”, declara.

O Jornada Empreendedora foi idealizado pelo Sebrae/SC e é pioneiro no Brasil, tendo a Unesc como primeira universidade parceira, onde o programa segue até o fim de 2019. Para consolidar a cultura empreendedora na educação, algo ainda pouco aplicado no país, serão realizadas diversas iniciativas envolvendo professores, gestores e alunos. O plano de aplicação do programa será definido em uma reunião na próxima quarta-feira, dia 1º de agosto.

“É quando será planejado o que vai acontecer na universidade ao longo desse um ano e meio. Sabemos que já existem iniciativas empreendedoras dentro da Unesc, mas não de forma global. O Sebrae criou uma metodologia totalmente nova para melhorar e ampliar esse perfil empreendedor no meio estudantil. Além disso, em Santa Catarina, o Sebrae já trabalha bem a tecnologia e inovação por meio das pessoas, o que reforça a proposta do projeto”, pontua o consultor do Sebrae de articulação do Jornada Empreendedora, Timóteo Farias.

Visão da universidade

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, afirma que o fato da universidade ser a primeira do Brasil a participar do Programa Jornada Empreendedora é muito importante porque a Unesc acredita que o pensamento empreendedor é necessário, não somente no ambiente acadêmico, mas no país de forma geral.

“Todos deveriam ser educados para ter esse pensar. Apenas dessa maneira vamos conseguir fazer com que o país tenha novos empreendedores, mas empreendedores que possuam a ciência, o meio acadêmico como base. Dessa forma, o empreendedor vai poder começar um projeto e terminá-lo de maneira adequada, sem ficar pelo caminho, fazendo algo com planejamento”, ressalta Luciane.

A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud, destaca que, para a universidade, “é a possibilidade de potencializar a visão empreendedora dos diferentes atores da instituição, já que o programa envolve alunos, professores e colaboradores, abrangendo o ensino e a extensão”. Ela também observa a importância das instituições envolvidas. “Teremos o conhecimento da Unesc em ensino e o do Sebrae em empreendedorismo, é uma parceria muito importante”, finaliza Indianara.

O programa será lançado no dia 6 de agosto, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, na Unesc.

Destaques
Arquivo
bottom of page