Poder público e entidades discutem a situação dos moradores de rua em Imbituba

Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Imbituba, só no ano de 2018, cerca de 170 moradores de rua foram atendidos pelo município. Boa parte foi acolhida, mas alguns deles receberam cesta básica, passagem de volta para a casa ou conseguiram a emissão de algum documento extraviado.

Hoje, a realidade em Imbituba é semelhante à de muitos municípios do Estado. Pessoas dos mais diferentes lugares chegam à cidade com a esperança de uma vida melhor. Mas diante das adversidades, optam por morar na rua e lá permanecem por tempo indeterminado.

“Hoje nós temos em situação de rua 15 pessoas. A gente quer criar um fluxo assistencial e garantir uma dignidade melhor para essas pessoas. Queremos retirá-las das ruas e colocá-las em locais onde elas possam ser tratadas e reintegradas ao mercado de trabalho”, informou a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Camila Fermino.

Mas a tarefa não é considerada fácil. Para a Coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), a equipe da assistência social do município faz a abordagem, conversa com as pessoas, tenta reinseri-las na sociedade, mas alguns dos moradores de rua não aceitam. “Nós encontramos algumas dificuldades para estar trabalhando essa pessoa no total, como um ser humano digno de direito”, disse Edenize Francisco.

Durante uma reunião organizada na Prefeitura de Imbituba, representantes da sociedade, da segurança pública e de órgãos do município, estiveram reunidos com o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior. O objetivo, buscar uma solução para os casos relacionados aos moradores de rua.

“A ideia que é, o mais breve possível, a gente tenha uma Casa de Passagem. Não se trata de um abrigo para as pessoas dormir ou passar a morar, mas um local onde essas pessoas podem ter acesso a condições melhores de higiene, poder se alimentar. Então, a gente está procurando um local para isso e, em parceria com as entidades, a gente fazer um trabalho de equipe e poder dar essa condição melhor às pessoas em situação de rua”, relatou o prefeito ao fim da reunião.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias

Faça parte desta entidade e tenha acesso às melhores soluções para sua empresa.

Venha fazer parte da ACIM:

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

Rua Nereu Ramos, 815 - Sala 201/A

Centro - Imbituba / Santa Catarina

Telefone: +55 (48) 3255-1415

 

Email: atendimento@acimimbituba.org

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp

​© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

Agência Onde - Tubarão/SC