Posicionamento da FACISC sobre a Reforma da Previdência


Prestes a presenciarmos a votação da Reforma da Previdência, não podemos deixar de defender este importante passo para o nosso País. Como o maior sistema empresarial voluntário do Estado pela sua capilaridade de atuação e pela diversidade de setores que representa através do associativismo, a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) defende a Reforma da Previdência e a aprovação das novas regras de aposentadoria.

Quem sustenta o sistema é a iniciativa privada que paga impostos e não suporta tanta carga diretamente. O comprometimento do orçamento público já deteriorado, totalmente incapaz de cumprir suas funções no complexo da infraestrutura caminha para o colapso.

Não cabe nesse momento tão importante discutir sobre a veracidade de desmandos administrativos da Previdência ou da legitimidade do processo legislativo da Reforma, mas apoiar a mudança que está por vir. Pensamos nos pontos, que vão num futuro não muito distante, proporcionar mudanças significativas na economia em todas as esferas da estrutura da república. Inegável pensar que décadas atrás a perspectiva de homens e mulheres no mercado de trabalho é muito diferente da atual realidade.

O aumento da expectativa de vida, mudanças na demografia com o envelhecimento da população e a queda da taxa de fecundidade mudam o cenário dos anos 60, 70 e até mesmo 80. A idade média de aposentadoria no Brasil é de 59,4 anos, sendo uma das mais baixas do mundo. O aposentado acaba se afastando mais cedo do mercado de trabalho e cabe a empresa o encargo de substituir essa mão de obra.

A Reforma, mesmo com duras críticas, tende a criar novos rumos para a economia através da circulação de bens e serviços e do aumento da arrecadação, pois o texto a ser aprovado também prevê outras mudanças. Alterações que visam o fim das condições especiais de certas categorias, melhores condições de vida de trabalho nas áreas rurais, desvinculação da pensão por morte do salário mínimo, assim como dos benefícios assistenciais. Todas essas mudanças requerem também uma mudança cultural, e farão com que todo o setor produtivo que fomenta a economia e traz o verdadeiro crescimento, tenha maior solidez e iniciativa para alcançar novos desafios.

Por isso, a FACISC, em nome dos empresários, é a favor da Reforma Previdenciária. Estamos mobilizados na cobrança de posicionamento coerente dos parlamentares em benefício da sociedade. Reformas, como a da Previdência, contribuem para melhorar a segurança nos negócios, com o objetivo de arredar efeitos geradores da instabilidade conjuntural.

A maior insegurança é a deterioração econômica que, por sua vez, decorre da instabilidade política, também reflexo da má gestão pública. É pelas 35 mil empresas catarinenses filiadas à Facisc que sentem no dia-a- dia o peso da carga tributária, que arrefece investimentos e inibe o desenvolvimento, que defendemos a Reforma da Previdência, pois queremos gerar mais empregos e renda e ver nosso Brasil crescer.

Jonny Zulauf Presidente da Facisc e empresário

Confira também a carta que foi enviada aos deputados federais solicitando o apoio para a aprovação da Reforma – CLIQUE AQUI

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias

Faça parte desta entidade e tenha acesso às melhores soluções para sua empresa.

Venha fazer parte da ACIM:

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

Rua Nereu Ramos, 815 - Sala 201/A

Centro - Imbituba / Santa Catarina

Telefone: +55 (48) 3255-1415

 

Email: atendimento@acimimbituba.org

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp

​© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

Agência Onde - Tubarão/SC