Projeto piloto: bombeiros orientam alunos para situações de emergência
- Rodrigo Speck / ASCOM PMI
- 22 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Um projeto inovador, que visa orientar os estudantes de Imbituba em situações de risco, está em fase de implantação pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE). O primeiro passo foi dado nesta quinta-feira (21) na Escola de Educação Básica Deputado Joaquim Ramos, no bairro Paes Leme.
Por meio de palestras, orientadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil Municipal, os alunos receberam orientações teóricas e práticas sobre situações de risco. Explicações que foram desde o som da cinere indicativa de incêndio, até a retirada dos alunos da sala de aula.
“É importante que a criança, que é o futuro cidadão, saiba como agir para evitar perdas maiores”, alertou o Comandante do Corpo de Bombeiros de Imbituba, Guilherme Veríssimo.
Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, esse trabalho é importante porque muitas ocorrências envolvem crianças, inclusive, dentro das escolas. “A intenção é treinar e capacitar os alunos para que eles identifiquem os riscos”, reiterou Maurício Mazzoca Pires.
A Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Cristiane Tokarski lembra que, desde o início da formação, os alunos aprendem como se comportar em situações de emergência. E que, essa prática, é comum nos países de primeiro mundo desde a educação infantil.
“A criança, tendo esse treinamento, pode levar as orientações para o resto da vida, sabendo se comportar em um momento de emergência”, informou Cristiane Tokarski.
Para o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, é importante trabalhar com a prevenção desde as séries iniciais de todo o município, já que os acidentes podem acontecer em qualquer local e a qualquer momento.
“Esse é um projeto piloto que a gente pretende levar para outras escolas, mostrando para as crianças e professores como devemos agir nos imprevistos”, disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.
Comments