top of page

Rumo ao oriente: 1ª escala do Porto de Imbituba para a Ásia inicia dia 5/9

O navio Cap San Juan, previsto para atracar no Porto de Imbituba na próxima terça-feira (5), marca a abertura de uma nova fase para a economia catarinense, dando início às escalas em Imbituba da Rota Ásia. A linha que passa a ser semanal no porto do Sul de Santa Catarina conta com 13 embarcações porta-contêineres e atravessa 19 portos entre a América do Sul e a Ásia.

A primeira embarcação chega da Argentina e será recepcionada pelo Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, gestores da SCPar Porto de Imbituba, responsável pela administração do porto e demais representantes das empresas Hamburg Sud e Santos Brasil, armador e arrendatário do Terminal de Contêineres (Tecon Imbituba), respectivamente.

Com 331 metros de comprimento, o gigante dos mares que atracará em Imbituba na próxima semana equivale a três campos de futebol, foi produzido em 2015, na Coreia do Sul, navega com bandeira alemã – país onde foi registrado – tem 48 metros de boca (largura) e capacidade para transportar até 10.600 TEU. Estão confirmados 350 contêineres para a primeira escala em Imbituba, mas a perspectiva é de que esse número chegue a 750 unidades por escala até o fim de 2017.

Anunciada em 23 de junho deste ano, a linha Ásia é considerada uma conquista da comunidade portuária de Imbituba (SCPar Porto de Imbituba, Santos Brasil, sindicatos, ACIM, Facisc, práticos, rebocadores, etc.), que vinha trabalhando em conjunto há aproximadamente dois anos para atrair a escala. Na concorrência pelo serviço, o Porto de Imbituba superou dois grandes portos nacionais.

Para o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Rogério Pupo, entre os fatores que influenciaram a escolha por Imbituba estão o fato do porto estar bem posicionado do ponto de vista tarifário e técnico.

"Temos a maior profundidade entre os portos públicos das Regiões Sul e Sudeste, nossas operações praticamente não são afetadas por mudanças climáticas na região e há uma importante facilidade de acesso, tanto terrestre quanto aquaviário, que se destacam em Santa Catarina", ressalta Pupo. Com a infraestrutura atual, o Porto de Imbituba é capaz de movimentar até 500 mil TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) por ano, um contexto extremamente positivo para o crescimento do terminal.

​​O novo serviço de longo curso é formado por uma joint venture de oito armadores: Hamburg Sud; Hapag-Lloyd; Hyundai; NYK; ZIM; CMA CGM; Cosco e Evergreen. O tempo médio de trânsito da embarcação até a Coreia do Sul, destino final da rota Ásia, é de 45 dias. A perspectiva da SCPar Porto de Imbituba é de que chegada da nova linha incremente em 100% a movimentação de contêineres no terminal ainda este ano, alcançando até 60 mil TEU.

Em evento recente realizado no Rio Grande do Sul para apresentação da nova escala a importadores e exportadores dos mercados gaúcho e sul catarinense, o diretor comercial da Santos Brasil, Marcos Tourinho, destacou como fatores decisivos à qualificação do porto como solução logística para a Ásia os custos competitivos e a capacidade estrutural para recebimento da nova frota de supernavios que estarão chegando ao mercado até março de 2018.

“O Porto de Imbituba é um porto totalmente preparado. É por isso que os armadores estão apostando em Imbituba, onde não há limitação física, em função da profundidade do acesso marítimo e dos berços de atracação, além das condições climáticas favoráveis, que permitem operações ininterruptas”, explicou Tourinho.

Trajetória em expansão

Desde que passou a ser administrado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em 2012, o Porto de Imbituba tem apresentado crescimento expressivo, alcançando um aumento acumulado de 133% na movimentação. Caracterizado pela capacidade de movimentar todos os tipos de cargas (granel sólido e líquido, contêineres e carga geral), fez história em 2016 com maior índice de movimentação anual desde o início de suas operações, chegando a 4,8 milhões de toneladas, um crescimento de mais de 40% em relação ao desempenho de 2015. Agora, com a nova escala para a Ásia, aproxima a produção nacional de grandes mercados produtores e consumidores. Um novo tempo o Porto de Imbituba, uma nova conquista para Santa Catarina e uma nova história para o setor logístico brasileiro.

Destaques
Arquivo
bottom of page