top of page

Cia. Desmontagem Cênica tem projeto aprovado pela Lei Rouanet

Companhia de teatro de Imbituba procurou a ACIM para auxiliar na captação de recursos. Pessoas jurídicas, no regime tributário de lucro real, e pessoas físicas podem destinar seus impostos.

Nesta semana a diretoria da Associação Empresarial de Imbituba recebeu representantes da Cia. Desmontagem Cênica, que há 12 anos realiza um trabalho cultural de reconhecida qualidade no município, para firmar uma parceria na captação de recursos para a realização do projeto “Sorte no Sertão”. A pela teatral foi aprovada pela Lei Rouanet e agora o grupo parte para a captação de recursos.

As cidades de circulação são Imbituba, Laguna, Araranguá, Tubarão e Florianópolis. Todas as apresentações serão com entrada franca e o espetáculo é livre para todos os públicos. O projeto aprovado já prevê que a realização das apresentações seja em espaços que permitam acesso a cadeirantes, cadeiras adequadas para obesos e espaços reservados na plateia para cadeiras de rodas. A equipe é composta por Alessandra Santos, Christian Ribeiro, Elaine Miguel, Vladmir Borges, Emerson Nascimento e Filipe Anselmo.

“Nossos objetivos são oferecer mais uma opção em cidades onde a circulação cultural é escassa, incentivar a formação de plateia para apreciação de projetos culturais e oferecer de forma ampla a divulgação de espetáculos, gratuitamente, para todas as classes sociais. Também pretendemos ampliar o conhecimento da sociedade catarinense com a apreciação deste espetáculo e divulgar o trabalho artístico da Cia. Desmontagem Cênica em Santa Catarina”, destaca Alessandra Santos, atriz e professora de teatro.

Podem doar pessoas jurídicas, desde que dentro do regime tributário de lucro real, e pessoas físicas. O presidente da ACIM, Jaime Pacheco Alves, destaca que a entidade irá auxiliar a companhia de teatro a firmar parcerias com empresas que possam colaborar. “Vamos levar este projeto para empresas aqui de Imbituba e também da região e auxiliar a Cia. a colocar o espetáculo na estrada, levando alguns dos melhores talentos que temos na cidade para Santa Catarina”, afirma.

Quem tiver interesse em doar e divulgar sua marca, pode entrar em contato direto com a Cia. nos telefones (48) 9-9946-1559 / 9-9903-0909 / 9-9978-9873 ou por e-mail desmontagemcenica@gmail.com e allezimba@gmail.com.

Sobre Sorte no Sertão

O espetáculo Sorte no Sertão, levemente inspirado na obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, conta a rotina de dois irmãos que moram em um lugar com poucas condições de vida e sonham com a vida na cidade grande, quando de repente recebem a visita inesperada de uma pop star da música. Entre muitas descobertas e revelações descobrem que a felicidade que tanto sonhavam sempre esteve ali junto deles e que não há dinheiro que compre.

Sobre a Cia. Desmontagem Cênica

Desde 2005 a Cia Desmontagem Cênica vem modificando o cenário cultural da cidade de Imbituba. Nome que veio do entendimento de “desmontar” a vida real para criar o teatral e lúdico, também faz referência às necessidades que passaram desde sua fundação. Adaptando para seus cenários objetos que encontravam muitas vezes nos lixos da cidade os quais eram desmontados ganhando nova vida e serventia.

Desmontando cenas e situações sempre com uma pitada crítica, e reivindicando a ocupação dos prédios abandonados pelo poder público essa era característica dos primeiros trabalhos. A curiosidade e o boca-a-boca sobre a trupe que “faz teatro de verdade” acabou se espalhando rápido e novos convites de outras cidades surgiram, chegando a realizar apresentações até na câmara de vereadores da cidade.

Em 2010 conseguiram a ocupação de uma antiga usina abandonada o atual Teatro Usina de Imbituba. E neste mesmo ano Imbituba ganha a primeira “temporada teatral” da cidade. Com trabalho sólido o grupo consegue revitalizar e transformar o prédio no 1º espaço de cultural da cidade. Hoje com sede própria, a Cia possui um repertorio com 12 espetáculos, além de projetos específicos com escolas da região.

Em 2013 recebe Medalha de Honra ao Mérito pelas relevantes atividades realizadas em favor do município. Trabalhando com teatro empresarial, e mantendo duas turmas de oficinas de teatro livre sem nenhum custo para a comunidade. Todos esses elementos que fundamentaram Cia. ainda estão presentes na sua forma e estilo de trabalho de grupo. E assim, nesse longo processo, vem se consolidando e mostrando a todos que teatro é possível, sim!

Destaques
Arquivo
bottom of page