Primeira temporada do MercadIM termina em 2 de outubro
Mercado de criativos comemora experiência da primeira temporada e desenvolvimento das marcas dos criativos
Durante o inverno quem visitou Imbituba teve a oportunidade de conhecer o MercadIM: um projeto de economia criativa que tem o objetivo de desenvolver os produtores criativos da região. Foram três meses, no auge da temporada da baleia-franca, em que o MercadIM, instalado na Casa Torquato bem no centro da cidade, recebeu moradores e turistas com uma loja com produtos com a identidade local, oficinas e workshops - Experiências Criativas - regados com café quentinho.
A idealizadora do projeto e responsável por reunir os criativos, Isabella Torquato, conta que o MercadIM só foi possível com a colaboração de cada participante. “Neste período crescemos muito. Inclusive, essa edição fecha em outubro mas o desenvolvimento dos produtos com identidade cultural continua pois estamos recebendo uma consultoria realizada pelo Sebrae em função do projeto Rota da Baleia-Franca que tem sido fundamental para nosso trabalho”, agradece. “Esta primeira edição provou que é possível sim, tirar ideias do papel e transformá-las em realidade".
A primeira edição do MercadIM recebeu mais de 100 visitantes e a organizadora avalia a abertura para temporada de verão. “Quem sabe teremos uma edição especial de Natal, aguardem! Para 2017 teremos a abertura para novos criativos e voltaremos ainda mais fortes para o próximo inverno, na segunda temporada do MercadIM”, antecipa.
MercadIM na Semana Nacional da Baleia-Franca
O MercadIM participou da Semana Nacional da Baleia-Franca e fez uma customização da bicicleta da Franquita, em uma referência ao Dia Sem Carro, comemorado em 22 de outubro. “A ideia é valorizar o uso das bicicletas, isso vai a encontro com a qualidade de vida que idealizamos para nossas cidades. Elas trazem mais segurança no trânsito, redução de acidentes, melhorias para a saúde, são uma opção de mobilidade e ainda possibilitam o contato direto com a paisagem - diferente dos carros - quem anda de bike contempla e cuida o que está à sua volta, como as baleias, por exemplo”, comenta Isabella.
Em paralelo, numa parceria com a Casa Verde Experiências Turisticas, o MercadIM teve uma loja móvel dentro do Trem Maria Fumaça, que fez um passeio neste sábado. “Foi uma experiência singular e uma oportunidade de levar a criação local onde o turista está”.
Horário de Atendimento
De terça a domingo (2 de outubro)
Horário: das 15h às 18h
Endereço: Rua Nereu Ramos, 253 (Quase em frente à Biblioteca Pública)
Criativos desta edição do MercadIM:
- BUTIÁ catarinenses com Gláucia Maindra;
- Coser com Cris Bossoni;
- Estúdio Experimentar com Katiuscia Dier Francisco;
- Fazendo Meu Papel com Paula Lazzarini e Edemar Pinto;
- Galhos & Retalhos com Manu Krieger e Marcelo Rosa;
- Imbé com Tailu Nascimento;
- Mosaicos da Liz com Liz Panek;
- Navemãe com Letícia Carlini Burger;
- Pick com Isabel Bogoni;
- Pisando em Sisais com Maria Lúcia Ramos;
- Ponto Arroz com Isabel Machado;
- Relax com Richar Alva.