top of page

Semana Nacional do Trânsito começa nesta segunda-feira (18) com grande programação educativa

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) da Prefeitura de Imbituba promove a partir desta segunda-feira (18) uma programação especial repleta de eventos educativos em alusão à Semana Nacional do Trânsito – “Basta de mortes no trânsito”.

Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, a programação educativa, que contará com a participação da Polícia Militar (PM), Mascotes do Proerd da PM, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Cia teatral Desmontagem Cênica, Desbravadores, entre outras atrações, se estende até o dia 25, próxima segunda-feira.

“No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, explica o diretor de trânsito Antônio Roz de Souza.

A programação da semana abrangerá todo o município e contará com simulações de situações reais de trânsito, entrega de kits educativos, blitzes surpresas em diversos locais da cidade, apresentações de vídeos, intervenções e peças teatrais, instalações, música e brinquedos para crianças.

O encerramento da Semana Nacional do Trânsito em Imbituba, no dia 25, culminará com o lançamento do link do Demutran no site da Prefeitura, onde passarão a estar disponibilizadas informações sobre as dúvidas mais comuns no trânsito, recursos de multas, indicações e sugestões do condutor, cartão de vagas especiais para idosos, portadores de necessidades especiais e outros.

Contran

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade, “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

A principal finalidade, segundo o Contran, é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Confira a programação completa da Semana Nacional do Trânsito em Imbituba:

Crédito: Divulgação/PM de Imbituba

Legenda: Promovida pelo Demutran da Prefeitura de Imbituba, Semana Nacional

Destaques
Arquivo
bottom of page