top of page

Amurel inicia articulação regional em busca de desenvolvimento

Em parceria com o Sebrae, a Associação coloca em prática o Programa Líder

Visando o desenvolvimento regional, a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) firmou uma parceria com o Sebrae/SC para a implantação do Projeto Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional. O acordo foi fechado na primeira quinzena de novembro e um seminário de apresentação do programa ocorre no dia 4 de dezembro, a partir das 19 horas, na Arena Multiuso de Tubarão, no bairro Vila Moema.

De acordo com o coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, o Projeto Líder permite que as lideranças de uma região possam dialogar entre si e conduzir tal região para um desenvolvimento estruturado e de forma sustentável. “Trata-se de um programa de mobilização, qualificação e integração das lideranças. É um estímulo para o alinhamento das demandas dos planos regionais e também para a convergência das políticas de fomento estaduais e nacionais”, explica Gelosa.

Estas lideranças seriam os prefeitos dos 18 municípios associados, empresários, executivos, líderes do terceiro setor (ONGs, entidades filantrópicas, organizações sem fins lucrativos, entre outras), além de representantes de entidades da sociedade civil. “Além de pessoas que desempenham algum papel de liderança, tanto o seminário, como o projeto são abertos para o cidadão comum também, desde que ele esteja realmente interessado no desenvolvimento da região e venha para somar ao grupo”, completa o coordenador.

Além do setor econômico, áreas como saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana, por exemplo, também receberão atenção através do Programa Líder. Conforme o presidente da Amurel e prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, o objetivo é o engajamento dos 18 municípios em prol de um ideal maior e o pedido é que as lideranças apresentem sugestões e críticas para elencar as reais necessidades da região e estipular metas.

“Desde que assumi a presidência da Amurel, procuramos trabalhar num projeto de desenvolvimento regional integrado, isso em todos os setores, pois não podemos pensar de forma individualizada para resolver os problemas de toda uma população. Nesse sentido, o Programa Líder será um aliado, ele chega como instrumento de construção e implementação desse projeto de desenvolvimento”, define Ponticelli.

Interessados em participar do seminário podem entrar em contato com a Amurel através do telefone (48) 3626.5711. O evento é gratuito e aberto a todo público.

Andamento do programa

O Programa Líder será desenvolvido ao longo de aproximadamente oito meses – indo até julho ou agosto de 2018. Após oito encontros, o objetivo é compor uma agenda consensada para o desenvolvimento da região, com plano de ação e governança composto por integrantes do grupo onde a metodologia proposta pelo Sebrae for aplicada através de consultorias ministradas por profissionais de renome nacional.

Assessoria de Imprensa Amurel / Álvaro Dalmagro

Texto: Vanessa Amando | Partner NBCom

Destaques
Arquivo
bottom of page