Porto de Imbituba realiza simulado de emergência do PAM

A simulação de um cenário de acidente envolvendo um caminhão, uma moto e uma caminhonete transportando um tanque de combustível dentro do Porto de Imbituba mobilizou as Brigadas de Emergência da SCPar Porto de Imbituba, da CRB Votorantim, da Santos Brasil e do Órgão Gestor Mão de Obra de Imbituba (OGMO) na tarde da última terça-feira (6). O exercício simulado do Plano de Ajuda Mútua (PAM) foi realizado em uma das vias internas da área alfandegada, e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e da empresa Imbituba Logística Portuária (ILP). O treinamento atende a Norma Regulamentadora NR-29 do Ministério do Trabalho e visa manter as Brigadas de Emergência das empresas integrantes do PAM capacitadas para dar respostas adequadas e eficientes aos cenários acidentais.

Durante a simulação, os brigadistas foram acionados para prestar o resgate a três vítimas, as quais eram motoristas dos veículos envolvidos. Assim que recebeu o aviso do acidente, a equipe de prontidão ambiental do Porto de Imbituba também atuou imediatamente na contenção de um cenário de derramamento de combustível. Toda a ação foi registrada e catalogada e será analisada pela coordenação do PAM nos próximos dias para identificar os acertos e fatores a serem corrigidos, aumentando a eficiência no atendimento e a segurança dos usuários do porto e da própria instalação portuária.

O gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SCPar Porto de Imbituba, Robson Busnardo, ressalta que “a prática do atendimento a uma emergência através de simulados torna as brigadas mais preparadas e seguras para atuarem em situações imprevistas, onde o controle emocional e o conhecimento de técnicas de primeiros socorros são decisivos”.

Busnardo também destaca que o cronograma de exercícios para 2018 ainda prevê, no mínimo, mais um simulado do PAM e eventos individuais relativos ao Plano de Controle de Emergência de cada empresa atuante no Porto de Imbituba. “Também ocorrerão investimentos em capacitações para os membros da brigada de emergência, mantendo-os sempre atualizados e aptos ao melhor atendimento emergencial”, conclui o gerente da SCPar Porto.

Para Adriano Gomes, técnico em segurança do trabalho da CRB Votorantim, “o simulado ocorrido este mês mostrou que graças à integração e ao comprometimentode todos, hoje conseguimos dar uma primeira resposta com eficiência a possíveis sinistros no porto”.

O que é a NR-29

A NR-29 regulamenta a segurança e saúde no trabalho portuário. Além de regular a proteção contra acidentes e doenças profissionais, a norma também estabelece a necessidade de definição de recursos e linhas de atuação para prover os primeiros socorros a acidentados dentro da área portuária.

O PAM

O Plano de Ajuda Mútua tem por objetivo preparar as empresas que atuam diretamente no porto (operadores, arrendatários e OGMO) para trabalharem de forma conjunta no atendimento a emergências nas instalações portuárias. A Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba foi habilitada em 2016 e é formada por 19 colaboradores de diversos setores da empresa.

Este é o segundo exercício prático do PAM do Porto de Imbituba. O simulado anterior foi realizado em setembro de 2017 e teve como cenário o controle de um princípio de incêndio no painel de comando da correia transportadora do Terminal de Granéis Sólidos, com resgate de vítimas.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias