top of page

Canal da Barra de Ibiraquera é aberto mecanicamente


Como havia sido previsto pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca de Imbituba, o canal que liga a Barra de Ibiraquera e o mar foi aberto na tarde desta quinta-feira (23). O trabalho seguiu a decisão de um comitê, que é formado por diversas entidades do município.

A abertura do canal foi feita de forma mecânica, por meio das máquinas da Prefeitura. Segundo os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca, o esvaziamento da lagoa foi necessário para a troca de água entre a lagoa e o mar.

“Conseguimos dentro de um tempo bem reduzido fazer o canal de circulação da água. Já estamos interligando o mar e a lagoa. Por questão de segurança, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar nos ajudaram na questão de segurança do local e das pessoas”, informou o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca, Evaldo Espezim.

Ainda segundo o Secretário Evaldo Espezim, antigamente, a Barra de Ibiraquera tinha uma abertura natural, mas isso não acontece mais. Se o alargamento do canal não fosse feito de forma mecânica, pelo menos, duas vezes por ano, o volume de água poderia superar o nível permitido e provocar até o alagamento de ruas.

Destaques
Arquivo
bottom of page