Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba recebe treinamento de atualização


Entre os dias 10 e 12 de julho, os colaboradores integrantes da Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba participaram de um Treinamento de Reciclagem com o Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba. Os conteúdos programados abordaram Primeiros Socorros (atendimento pré-hospitalar) e Prevenção e Combate ao Incêndio, ambos divididos em aulas teóricas e práticas.

Durante os três dias, os colaboradores que fazem parte da Brigada receberam, ao todo, 24 horas de treinamento. Para Guilherme Serra Costa, Comandante da 2ª/8º Batalhão de Bombeiros Militar, “esta é uma das formas que a organização tem para contribuir com instrução, treinamento, e de aproveitar o conhecimento para transmitir aos brigadistas da SCPar”.

Esta é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros capacita da Brigada do Porto. “Essa parceria que a gente vem construindo é importante para a promoção da segurança, tanto voltada à questão preventiva, como em uma situação de emergência, para termos confiança naquilo que estamos fazendo”, afirma Juliano Blanco, Analista de Segurança do Trabalho da SCPar Porto de Imbituba.

Atuação no Porto

A Brigada de Emergência é formada por colaboradores de diversos setores da Autoridade Portuária e atende uma série de planos para assegurar a segurança tanto dos trabalhadores quanto da infraestrutura do Porto. Entre eles estão o Plano de Controle de Emergência (PCE), que tem suas ações interligadas aos órgãos oficiais de apoio, como: Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil; o Plano de Emergência Individual (PEI) e o Plano de Ajuda Mútua (PAM). Recentemente, a brigada foi acionada para atender um princípio incêndio na Trilha do Farol, localizada ao lado do Porto. O fogo foi controlado pela brigada antes da chegada dos bombeiros.