top of page

Rota da Baleia Franca traz o ecoturismo como opção de lazer pós pandemia


A Rota da Baleia Franca (RBF) já iniciou seu trabalho de pré divulgação da temporada de observação de baleias franca 2020. O objetivo inicial desta comunicação foi trazer informações sobre a atual situação da pandemia nas três cidades que compõem o roteiro - Laguna, Imbituba e Garopaba - e quais ações estão sendo realizadas para combater o Coronavírus na região. Porém, o foco principal está na divulgação do ecoturismo como opção de lazer com distanciamento social pós pandemia.


O primeiro conteúdo lançado no site oficial traz um panorama geral das estratégias de combate ao Covid-19 na Rota, as regras e normativas relacionadas ao funcionamento de hotéis, pousadas e serviços de alimentação de forma geral, além do convívio em praias, espaços públicos e as proibições vigentes.


Com cidades que possuem baixa densidade populacional e grandes extensões territoriais, a Rota da Baleia Franca tem características propícias para o desenvolvimento do turismo de contemplação e de natureza com distanciamento social nos próximos meses, quando se espera a retomada gradual de todas as atividades comerciais e turísticas no Brasil.


Faltando dois meses para a temporada, prevista para começar oficialmente em julho, a equipe de comunicação da RBF trabalha na divulgação de conteúdos que destacam o ecoturismo como forma de realizar passeios em locais com variedade de espaços ao ar livre, vegetação exuberante, aliada à contemplação de mamíferos marinhos, como baleias e botos. Tudo isso com segurança e mantendo o distanciamento social.


“Ecoturismo é a opção para fugirmos das aglomerações sociais em famosos destinos turísticos, pois, geralmente, os destinos de ecoturismo são locais com baixa densidade populacional e os roteiros muitas vezes são para pequenos grupos. Além de proporcionar uma experiência de vida, mostrando para o viajante um novo mundo, uma nova possibilidade de interação com a natureza e com os costumes das comunidades locais”, salienta o coordenador da RBF, Felipe Uszacki.


Em tempos difíceis de isolamento, devido à pandemia do Coronavírus, momentos como estes tem sido o sonho de consumo de muitas pessoas. Segundo pesquisas divulgadas na mídia nacional, além da convivência social com família e amigos, o que os brasileiros mais sentem falta durante esse período de isolamento é de estar em espaços ao ar livre, como parques e praias, por exemplo.


“Com esta pandemia, o senso humanitário está a flor da pele e praticar ecoturismo é fazer turismo com responsabilidade social e ambiental”, destaca o coordenador da RBF.


Sem previsão para o fim deste período de distanciamento social como forma de prevenção ao Coronavírus, a Rota da Baleia Franca se destaca como uma ótima opção de lazer e passeios durante a temporada das baleias, de julho a outubro. Aliado ao inverno que costuma ser mais forte no sul do Brasil, não será recomendado transitar por locais fechados e com aglomeração nos próximos meses.


De acordo com análise e divulgação do Ministério do Turismo E SANTUR, devido à pandemia a região deve receber nesta temporada predominantemente turistas do próprio estado e regiões próximas.


A Rota nas mídias sociais:


O trabalho de divulgação nas mídias sociais (Facebook e Instagram) também já começou. Este ano dando um novo redirecionamento à estratégia de comunicação principalmente no Instagram.


O marketing estratégico para mídias sociais tem como objetivo principal a institucionalização da Rota da Baleia Franca. Através de posts e conteúdos informativos trabalhamos para fortalecer a marca e alcançar um público mais abrangente interessado nas temáticas abordadas.


Esse relacionamento, combinado com ações promocionais nas redes, ajudará a RBF a melhorar sua imagem, fidelizar turistas e incrementar o desenvolvimento econômico da região.


Siga nas redes:

@rotabaleiafranca

facebook.com/rotabaleiafranca


Foto: Carolina Benzamat - SCPar Porto Imbituba

Destaques
Arquivo
bottom of page