top of page

ACIM Jovem participa de mentoria com empresário Manoel Ferreira

Atividade fez parte da Semana Estadual de Núcleos da FACISC e contou com cerca de 20 jovens empreendedores

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Jovem participou da Semana dos Núcleos Empresariais SC. A atividade foi a mentoria empresarial do proprietário da SulGesso, Manoel Duarte Ferreira. Além dos nucleados a atividade incluiu sócios e colaboradores dos jovens. A Semana Estadual dos Núcleos é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC, com o apoio da União Europeia através do Programa AL Invest 5.0, CAINCO e do SEBRAE-SC.

O empresário contou sua trajetória desde o início da carreira até hoje, passando pelas dificuldades enfrentadas, desafios superados e sucessos atingidos.

Sua fala foi altamente motivadora, especialmente quanto a inovação, coragem e criatividade. Destacou os valores de espírito de equipe e responsabilidade ambiental, além da importância do autoconhecimento e a constante evolução e aprendizado contínuo, chaves essenciais para o tão esperado sucesso.

Para Manoel, participar da mentoria foi uma oportunidade de estar com jovens que futuramente deverão ocupar postos chave do nosso município e região. “Uma frase dita ou um livro indicado pode ser transformador na vida de um jovem. Um bate-papo com eles pode ajudá-los a tomar decisões mais acertadas e evitar algumas escolhas erradas, como as que já fiz em minha trajetória”, destaca Ferreira.

Para o empresário, as lutas fazem parte da carreira e têm muita utilidade para a evolução do profissional. Quem também esteve no evento e falou um pouco de sucessão foi Isabela Ferreira, filha do empreendedor, que destacou a importância de buscar capacitação para dar continuidade ao negócio. “Hoje existem cursos muito bons, como os oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, que trazem grandes cases de sucessão e dicas de como tornar este processo mais claro e estruturado”, salienta.

Para a coordenadora do ACIM Jovem, Fernanda Bittencourt, a atividade foi muito enriquecedora. “Contamos com um número grande de participantes, pudemos tirar todas as nossas dúvidas, especialmente sobre governança e sucessão empresarial, que são temas muito relevantes para nós, devido ao formato das nossas empresas, que também são familiares. Agradecemos muito ao Sr. Ferreira e a Isabela, pois foram informações que levaremos para refletir e será um aprendizado que conseguiremos aplicar em nossas rotinas”, afirma Fernanda.

A ação contou com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, que é gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.

Destaques
Arquivo
bottom of page