top of page

ACIM Jovem realiza almoço de negócios e visita Santos Brasil

Atividades foram importantes para a troca de ideias e informações de mercado

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Jovem realizou na manhã desta segunda-feira (11) duas ações em parceria com a Santos Brasil. A programação começou com uma visita técnica ao terminal da empresa no Porto de Imbituba e encerrou com um almoço de negócios, no Silvestre Praia Hotel.

Os jovens conheceram os processos operacionais da importação e exportação através do Tecon Imbituba e Terminal de Carga Geral. O núcleo foi recebido pelo gerente executivo da Santos Brasil em Imbituba, Paulo Pegas, que apresentou todas as operações da empresa, com destaque para a cidade, e levou os empresários para conhecer a movimentação na prática.

A Santos Brasil hoje movimenta 20% de toda a carga de contêineres do Brasil, colocando-a como um dos principais players na balança de comércio exterior. De acordo com Pegas, a empresa está pensando no futuro e a palavra-chave agora é automação. “Investimos muito em tecnologia e segurança da informação, pois reduz custos e deixa tudo mais eficiente. Nosso processo de exportação e importação é todo digital”, destaca.

Almoço de negócios

Durante o almoço de negócios, Paulo compartilhou um pouco de sua carreira e forma de gerenciar. “Somos um grupo jovem aqui em Imbituba, estamos sempre aprendendo. Divido a gestão e isso nos traz críticas e elogios. Estou há 20 anos no comércio exterior e é a primeira vez que sou responsável por 170 famílias, por isso esperamos que o contêiner cresça e traga mais desenvolvimento para a cidade. Temos a oportunidade de criar um porto e uma cidade bem integrados em que uma atividade não interfere na outra”, afirma Pegas.

Em Imbituba os investimentos da Santos Brasil em infraestrutura passam de R$ 1 bilhão. “Sempre entendemos que é um porto de acesso para os navios de próximas gerações. É seguro para as grandes embarcações e isso faz diferença para a área comercial. É o maior calado da região sul, podemos movimentar mais toneladas por escala e isso é um diferencial competitivo”, explica o gerente executivo.

Números em Imbituba

Em Imbituba são 170 funcionários, que atuam nos 207 mil metros quadrados de área do terminal arrendado. A movimentação anual na cidade está na casa dos 100 mil TEUs*. A capacidade instalada no terminal da Santos Brasil no porto de Imbituba é de 450 mil TEUs, de forma que ainda há mais oportunidades de crescimento. Cada contêiner gera sete empregos, por isso a aposta na movimentação de contêineres é positiva para a economia da cidade.

*TEU – Unidade de medida de contêineres de 20 pés

Destaques
Arquivo
bottom of page