ACIM Jovem realiza mentoria com empresário José Roberto Martins

Atual diretor da Fertisanta compartilhou com os jovens empreendedores os desafios da gestão pública e privada, sua trajetória profissional e história de vida.

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Jovem realizou nesta segunda-feira, 17, mais uma atividade de mentoria empresarial. O convidado foi o empresário e atual diretor da Fertisanta, José Roberto Martins. O encontro de 2h foi bastante dinâmico e os participantes puderam tirar dúvidas sobre a trajetória, desafios e conquistas, bem como a visão dele sobre o mercado e dicas para quem está começando.

José Roberto Martins começou a trabalhar no cartório, em Imbituba, aos 16 anos. Aos 19 iniciou na Agência Marítima Imbituba como auxiliar de navegação e aos 20 já era um de seus sócios. Foi o primeiro diretor da Imbituba Logística Portuária e participou do projeto do Terminal da Votorantim. Também gerenciou a Imbituba Operadora Portuária e atualmente está à frente da Fertisanta na cidade, tarefa que considera seu maior desafio. Na vida pública foi vereador e prefeito de Imbituba, por dois mandatos, além de secretário estadual de turismo. No associativismo voluntário também exerceu a função de presidente da ACIM.

Os jovens perguntaram principalmente sobre a gestão de uma empresa que tem uma multinacional de grande porte como sócia. “É sem sombra de dúvidas mais um grande desafio em minha vida, assim como foi administrar a cidade. A sociedade com a Manuchar tem me proporcionado um rico e singular aprendizado. Nestes 3 anos, já foram investidos mais de 40 milhões em novas estruturas de armazém e equipamentos, o que já nos permite concorrer com os melhores terminais de graneis do Sul do Brasil. Ano passado alcançamos a marca de 1 milhão de toneladas movimentadas, o que certamente contribui significativamente para o desenvolvimento do Porto e da economia da cidade. O mais importante é que ainda há muito por fazer e temos toda motivação necessária para continuar crescendo”, destaca.

Para o coordenador do núcleo Bruno Costa, a mentoria foi importante para o aprendizado, principalmente para quem está começando, perceber que uma carreira de sucesso leva tempo e exige esforço e foco. “Agradecemos a disponibilidade dele, pois sabemos que tem uma agenda bastante cheia. Foi muito enriquecedor para todos nós. Conhecer histórias como essas nos inspiram a ir atrás de algo mais e mostram que é possível conquistar o que desejamos para as nossas vidas”, afirma.