top of page

Albatroz viajante é resgatado no Porto de Imbituba


No dia 7 de janeiro o Porto de Imbituba recebeu a visita ilustre de um albatroz-de-bico-amarelo (Thalassarche chlorohrynchos), recém-chegado da África, no convés de um navio. O animal atravessou o atlântico na embarcação Puma, que veio do Porto de Abidjã, na Costa de Marfim, e tem como destino final o Porto de Kaliningrad, na Rússia, com o carregamento de soja.

O viajante foi resgatado e atendido no dia seguinte pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e encaminhado para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha do PMP-BS UDESC, em Laguna. Segundo os veterinários, o animal estava desidratado, mas com sinais vitais fortes. No dia 10 de janeiro, devido ao quadro clínico favorável, o albatroz foi encaminhado para a R3 Animal, em Florianópolis, onde recebeu cuidados veterinários e aguarda avaliação para definição do seu retorno à natureza.

O albatroz

O albatroz-de-bico-amarelo é uma ave oceânica que vive entre 60 e 70 anos. São pássaros monogâmicos e colocam um ovo a cada dois anos. Devido ao modo que utiliza para capturar seu alimento, são chamadas de aves “oportunistas”, fato que poderia justificar a abordagem no navio durante a travessia oceânica.

O PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341.

Fonte: Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba com informações do PMP/UDESC.

Destaques
Arquivo
bottom of page