Atleta de Imbituba ensina atletismo para jovens em situação de vulnerabilidade social

O maratonista de Imbituba, Gabriel Garcia, mesmo aos 72 anos, o atleta não perde um dia de treino. Se está chovendo, ele troca as areias da Praia da Vila, por algum local coberto. Para ele, o negócio é manter a rotina, sempre de olho em alguma competição.

Seu Gabriel, como é carinhosamente chamado pelos admiradores, já disputou 919 corridas. Segundo ele, na maioria delas, chegou na primeira colocação. Reflexo da dedicação e do amor pelo atletismo. Mas para chegar a essa marca tão expressiva, o atleta precisou ter foco, perseverança e determinação.

“Se eu sou um tricampeão mundial, é porque um dia eu sonhei. Sempre fui uma pessoa determinada. Além disso, o esporte também me deu mais qualidade de vida. Mesmo aos 72 anos, eu mantenho o foco na minha atividade física”, informou o maratonista.

É tanta determinação, que seu Gabriel virou um exemplo para os jovens de Imbituba. Hoje, muitos moradores têm investido no atletismo, graças ao exemplo do maratonista. Exemplo esse, que fez a administração municipal convidá-lo para ser professor de atletismo no “Projeto Vencer”.

De segunda a sexta-feira, seu Gabriel repassa o que aprendeu em mais de 30 anos de atletismo para crianças e adolescentes. São jovens com algum tipo de vulnerabilidade social, encaminhados pelo Ministério Público, pelo Conselho Tutelar ou por órgãos ligados a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação do Município.

“Aqui, eu conheço o perfil de cada criança. Durante as aulas, eu consigo indicar se o aluno serve para uma corrida de explosão, para uma corrida de 10 quilômetros, para uma meia-maratona ou até para uma maratona. Pela experiência que eu tenho, eu passo tudo o que eu aprendi”, disse o realizado professor.

A intenção do Projeto Vencer é tirar as crianças das ruas ou impedir que os jovens tenham contato com as drogas e a criminalidade. Por meio das aulas, o seu Gabriel é treinador e amigo dos alunos.

“Somos uma equipe. Temos até uma psicóloga para orientar os alunos. É um trabalho muito importante o que a gente faz aqui. Queremos formar o cidadão e, quem sabe, descobrir um novo atleta. Mas acima de tudo, a nossa intenção, é dar mais qualidade de vida para esses jovens”, informou o atleta de Imbituba.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias

Faça parte desta entidade e tenha acesso às melhores soluções para sua empresa.

Venha fazer parte da ACIM:

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

Rua Nereu Ramos, 815 - Sala 201/A

Centro - Imbituba / Santa Catarina

Telefone: +55 (48) 3255-1415

 

Email: atendimento@acimimbituba.org

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp

​© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

Agência Onde - Tubarão/SC