top of page

Barra de Ibiraquera será aberta nesta quinta-feira (23)


Pela segunda vez este ano, o canal que liga a Barra de Ibiraquera, em Imbituba, e o mar, será aberto. A decisão foi tomada por um comitê, que é formado por diversas entidades do município, entre elas: Associação de Surfe de Imbituba (ASI), Associação de Pescadores, Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) e Prefeitura.

A abertura, programada para esta quinta-feira (23), será feita de forma mecânica. As máquinas da Prefeitura farão a retirada da areia que impede a ligação entre o canal da Barra e o mar.

“Existem algumas normas que nos permitem abrir ou não a Barra. Uma das coisas é o volume de água e a presença de larvas. Além, é claro, da questão das marés”, informou o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca de Imbituba, Evaldo Espezim.

O esvaziamento da lagoa é necessário também para a troca de água entre a lagoa e o mar. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca de Imbituba, esse processo facilita a entrada de novos cardumes e, por consequência, renova da vida marinha no local.

“Antigamente a Barra de Ibiraquera tinha abertura natural, mas isso não acontece mais. Se deixar como esta, o volume de água pode superar o nível permitido. Isso pode provocar até o alagamento de ruas. Em virtude das ocupações irregulares na região que funciona como o pulmão da lagoa, o volume de água em excesso impede até o funcionamento das foças”, reiterou Evaldo Espezim.

Para a execução do trabalho, marcada para as 14 horas, os técnicos da Prefeitura comunicam que será feito o isolamento de alguns acessos à praia, justamente, por questão de segurança.

Destaques
Arquivo
bottom of page